Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/17 às 19h33 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Secretaria inicia treinamento em gestão estratégica

COMPARTILHAR

Gestores da pasta terão dois meses de curso

BRASÍLIA (5/5/17) – Subsecretários, superintendentes e agentes de planejamento das regiões de Saúde da Secretaria de Saúde iniciaram, nesta sexta-feira (5), uma capacitação com aprendizado na prática para a implantação da gestão da estratégia com foco em processos e projetos.

O curso será realizado durante os meses de maio e junho. O conteúdo é todo baseado na metodologia Balanced Scorecard (BSC). “Ele é um instrumento de gestão de mudança, de olhar como a organização pode entregar seu futuro”, resume Sônia Amaro, gerente da empresa Symncetics, contratada pela Secretaria de Saúde para repassar o conteúdo aos servidores. O método envolve quatro componentes: mapa estratégico, indicadores, metas e projetos.

A capacitação foi dividida em quatro etapas: Ciclo da gestão pública com o uso do Balanced Scorecard; Desdobramento da estratégia com o BSC; Gestão de projetos e de portfólio de projetos; e Gestão de processos. Nas duas últimas etapas haverá 12 workshops, sendo seis em cada uma delas.

“Ao final de todo o processo, será possível identificarmos os pontos que precisam ser corrigidos no modelo de gestão de estratégias da Secretaria de Saúde e fazer a revisão dos mesmos, adaptando-os à realidade”, explica Sônia Amaro.

ABERTURA – O evento de abertura e apresentação do curso ocorreu nesta sexta-feira (5) e contou com a presença do subsecretário de Planejamento em Saúde, Paulo Eduardo Guedes, da diretora de Desenvolvimento Organizacional da Secretaria de Saúde, Marcia Blumm, e de Tarcísio Prado, do escritório de Projetos Especiais da Governadoria.

“Hoje em dia é de suma importância fazer uma boa gestão estratégica de processos e projetos em curso na Secretaria de Saúde. Isso possibilita melhor acompanhamento e monitoramento. E essa capacitação é o meio mais importante para que os gestores da secretaria apliquem a metodologia BSC”, frisa o subsecretário Paulo Guedes.

Para Tarcísio Prado, essa capacitação é importante para o governo ter processos mapeados e melhorados. “Diante disso, esperamos que esta capacitação ajude os servidores e gestores no nosso grande objetivo, que é atender bem o público”, diz.

A capacitação é promovida graças às premiações recebidas pela Secretaria de Saúde nos anos de 2013 e 2014. “As subsecretarias de Gestão de Pessoas e a de Planejamento em Saúde ganharam essas duas edições do InovaSUS, promovido pelo Ministério da Saúde. Com isso, recebemos R$ 230 mil, recurso que está sendo usado para realizar esse treinamento”, esclarece a diretora de Desenvolvimento Organizacional da Secretaria de Saúde, Marcia Blumm.

Confira as fotos aqui