Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/17 às 17h14 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Secretaria participa do 1º Fórum Regional Brasília Cidadã

COMPARTILHAR

Evento será realizado no dia 20 de abril

BRASÍLIA (18/4/17) – No dia 20 de abril, a Casa Civil do Distrito Federal promoverá, por meio da Secretaria de Saúde, o 1º Fórum Regional Brasília Cidadã que terá como tema o Voluntariado Organizado. O evento tem o objetivo de estimular os voluntários sociais da pasta a se organizarem formalmente para constituírem associações.

A ação, que será realizada no auditório do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), das 7h30 às 12h30, é voltada para pessoas e grupos que já atuem no âmbito da Secretaria de Saúde como voluntários na categoria social, além dos que tenham interesse em começar a prestar este serviço na rede. Para participar não precisa se inscrever.

A programação do dia contará com a participação de representantes de associações de voluntários sociais, como a Abrace, que atuam no DF há mais de 10 anos.

OBJETIVO – Segundo o gerente de Voluntariado da pasta, Cristian Silva, a iniciativa servirá para reunir as principais dúvidas e demandas sobre como instituir uma associação. “Por ano, chegamos a receber 300 voluntários, mas no decorrer do processo a maior parte acaba abandonando o projeto pelo qual era responsável. Isso acontece porque não há uma organização formal desse setor”, explica o gestor.

Silva ressalta que, a partir das associações, modelo que melhor se adequa à realidade da pasta, os voluntários contarão com uma estrutura formal para criar novos projetos, receber dúvidas e outros. “Queremos incentivar as pessoas a saírem do espaço de improvisação e permitir que se formalizem, porque apenas a vontade de querer começar um projeto não garante que ele seja realmente desenvolvido até o final.”

PRÓXIMA ETAPA – Após a conclusão do fórum, a Gerência de Voluntariado da Secretaria de Saúde criará, a partir da coleta das demandas, um documento com os nomes de pessoas e grupos que queiram formar uma associação. O objetivo é que a unidade seja a fonte de auxílio nesse processo.

“Nos próximos fóruns regionais iremos apresentar as associações criadas por meio do primeiro encontro”, revela o gerente de voluntariado.