Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/03/17 às 21h18 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Secretário adjunto recebe vereadora para discutir fluxo de atendimento do Entorno

COMPARTILHAR

Objetivo foi buscar alternativas que possam ser formalizadas e contribuam para o acesso aos serviços de saúde

BRASÍLIA (30/3/17) – O secretário adjunto de Saúde, Ismael Alexandrino, recebeu a visita da vereadora de Formosa (GO), Roberta Brito, nesta quinta-feira (30). O objetivo da visita foi dialogar tanto sobre o fluxo de pacientes que saem de Formosa para buscar atendimento no Distrito Federal, quanto sobre o contrafluxo.

Segundo ela, é importante dialogar sobre o assunto para buscar alternativas que possam ser formalizadas e contribuam para o acesso aos serviços de saúde. “Minha intenção é estabelecer um fluxo que permita obter dados específicos sobre essa demanda. Além disso, é importante fazer um pacto dentro da saúde do DF e Entorno Norte”, explicou a vereadora.

O secretário adjunto argumentou que é necessário organizar esse atendimento. “Somos uma unidade da federação que está dentro do estado de Goiás. Não somos só linhas no papel. Não podemos fingir que essa relação não existe. Temos pacientes daqui que vão para Formosa e de lá que vêm para o DF”, disse.

Segundo ele, aproximadamente 33% dos atendimentos realizados nas emergências dos hospitais do Distrito Federal não são de residentes, mas de outros estados, sendo que a grande maioria é do Entorno. “Nós podemos ver se há algum serviço ocioso que possa ser aproveitado tanto em Formosa, quanto no Distrito Federal”, disse.

A vereadora citou que em Formosa há 17 Unidades Básicas de Saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento Infantil (UPA), uma policlínica, um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), um centro de reabilitação e outro de referência para o trabalhador, bem como um hospital municipal e dois privados.

Leia também...