Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/01/13 às 18h04 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Secretário de Saúde de Natal conhece programa de Diabetes do HRT

COMPARTILHAR

Experiência do DF é modelo para o Rio Grande do Norte

O secretário Municipal de Saúde de Natal/RN, Cipriano Maia de Vasconcelos, visitou o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) nessa quinta-feira (31), para conhecer o Programa de Educação e Controle do Diabetes da Secretaria de Saúde do DF. O coordenador geral de saúde da Regional de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira, e a coordenadora do Programa de Controle de Diabetes, Hermelinda Cordeiro Pedrosa, apresentaram o serviço ambulatorial de assistência ao paciente diabético, dentro das diretrizes do Programa do Pé Diabético, implantado no DF em 1992.

Durante a visita, o secretário da saúde do RN conheceu as instalações do ambulatório do HRT, que presta atendimento ao paciente acometido pela diabete e que tem complicações clinicas no pé, devido a agravamento da doença. Os gestores abordaram a questão da inserção do matriciamento da assistência básica aos pacientes de Natal, que consiste no planejamento da organização dos serviços, sob gestão participativa, na qual estão envolvidos diversos especialistas.

Os anfitriões sugeriram, ainda, ao visitante a implementação do serviço compartilhado de clinica médica, endocrinologia e cirurgia vascular naquela localidade. A integração dessas especialidades tem como propósito unir áreas médicas voltadas ao atendimento de pacientes que necessitam de cuidados e que tenham ulcerações nos pés por causa da doença. Essas equipes atuariam na prevenção, tratamento das infecções, revascularização, como também, na reabilitação com órteses e próteses.

Claudete Nascimento