Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/18 às 16h51 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Secretário esclarece trabalho desenvolvido na Saúde do Gama

COMPARTILHAR

A Secretaria de Saúde tem investido para melhorar as condições da rede pública no Gama, uma prioridade da pasta.

 

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, explicou que têm trabalhado diversos temas na região administrativa, entre eles, a demanda por pediatria no Gama, que será atendida no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM); a compra de medicamentos; e a reforma do Centro de Saúde 8, paralisada desde 2015.

 

Depois de discutir com representantes dos conselhos regionais de Saúde do Gama e de Santa Maria, foi firmado um acordo, registrado em ata, para que o atendimento em pediatria da Região de Saúde Sul (que engloba as duas regiões administrativas) passe a ser realizado pelo HRSM.

 

“Decidimos que abriríamos a porta de Santa Maria, um hospital mais novo e com estrutura melhor. Nós colocamos ali 30 pediatras, então, vamos poder sim atender todas as crianças da Região Sul em Santa Maria”, garantiu Fonseca, ao ressaltar que o Pronto Atendimento Infantil (PAI) do Gama se tornará um centro de parto normal, “que também vai melhorar a condição de assistência obstétrica no Gama.”

 

Sobre a lista de medicamentos em falta que tem circulado nas redes sociais, o secretário esclarece que nem todos estão insuficientes. Em todo caso, a pasta está trabalhando para reforçar o abastecimento.

 

“É difícil fazer compra pública de medicamentos e outras coisas na Saúde. Temos que seguir uma lei, que muitas vezes leva a licitações frustradas e fracassadas”, pontuou. “Mas estamos conseguindo melhorar esses níveis de abastecimento”, ressaltou.

 

Por fim, o projeto de reforma do Centro de Saúde 8 do Gama que estava em andamento foi entregue pela empresa responsável em janeiro deste ano, o que resultou em um trâmite burocrático para desfazer o contrato anterior, apurar o que já foi feito e realizar uma nova licitação.

 

“Esperamos até o meio do ano já fazer essa nova licitação para o Centro 8 do Gama, para concluir essa nova unidade básica, que já vai funcionar com base nos novos princípios e regras da Saúde da Família”, concluiu Humberto Fonseca.

 

Confira, em vídeo, o pronunciamento completo do secretário de Saúde.

 

 

TEXTO: Da Agência Saúde