Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/06/15 às 13h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Secretário prestigia 40 anos da Sociedade de Cardiologia

COMPARTILHAR

Entidade promove e apoia técnicas cardiológicas menos agressivas ao paciente

BRASÍLIA (24/6/15) – O secretário de Saúde João Batista de Sousa participou, nesta quarta-feira (24), da abertura do congresso que celebra os 40 anos de existência da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). O evento que se estende até sexta-feira (26) ocorre no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.

Segundo o secretário, que fez parte da mesa de abertura, vários avanços na medicina foram apoiados pela SBHCI ao longo dos últimos anos com a cardiologia não intervencionista, ou seja, que envolvem procedimentos minimamente invasivos.

“Esse foi um trabalho iniciado por alguns pioneiros e se consolida, sendo benéfico para o paciente”, destacou Sousa. “Hoje, temos na rede pública o serviço intervencionista dentro do Hospital de Base, mas também temos no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e no Instituto de Cardiologia, que são conveniados à Secretaria”, enumera.

O presidente da Sociedade, Hélio Roque, explicou como as técnicas estão evoluindo. “Um exemplo é, ao invés de realizar uma cirurgia no paciente com o peito aberto para trocar uma válvula do coração, a troca pode ser feita com a inserção de um cateter na pele”, explicou o médico.