Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/03/17 às 20h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Secretário recebe idealizadores do projeto Meu querido polvo

COMPARTILHAR

Humberto Fonseca agradeceu aos responsáveis pela iniciativa, que humaniza e torna melhor a saúde pública de Brasília

BRASÍLIA (31/3/17) – O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, e o secretário adjunto de Gestão, Ismael Alexandrino, receberam, nesta sexta-feira (31), os profissionais envolvidos com o projeto Meu querido polvo, implementado na UTI Neo e na Unidade de Cuidados Intensivos Neo-Natais (Ucin) do Hospital Regional de Santa Maria. Todos receberam um certificado e o agradecimento do secretário.

“Todos vocês, servidores envolvidos, terão registro de elogio nas fichas funcionais. É desse tipo de iniciativa e visão que precisamos, que pode fazer a diferença na vida das pessoas. O momento pelo qual estamos passando é difícil e precisamos de gente que faça as coisas com o coração”, disse Humberto Fonseca, agradecendo e parabenizando os envolvidos.

Foram homenageados pela iniciativa a gerente de Enfermagem do Hospital de Santa Maria, Cíntia Siqueira Sousa, o fisioterapeuta da Intensicare Ederson Paulo dos Reis, a artesã Noeme Paulo dos Reis, a coordenadora de fisioterapia da Intensicare Sheyla Cristine Lobo, a também fisioterapeuta Anna Carolina de Barros e a técnica de enfermagem Dayse Macedo Silva.

CAPACITAÇÃO – Todo bebê que recebe o polvo pode levá-lo para casa. Por isso, é importante aumentar a produção. Todo o projeto é feito através de doações e de voluntários que se prontificam a fazer os bichinhos de crochê.

A artesão Noeme Paulo, que é mãe do fisioterapeuta Ederson, aprendeu a fazer o polvo por meio de um vídeo, produzido pela professora Elaine Tripiano. Em 17 dias, ela conseguiu finalizar 17 bichinhos e vem capacitando mães e servidoras do Hospital de Santa Maria que têm interesse em aprender.

“Vamos estudar a possibilidade de criar uma capacitação para que Noeme possa ensinar a quem tiver interesse”, disse o secretário de Saúde. “Será que eu consigo aprender a fazer?”, brincou Humberto Fonseca.

Caso tenha interesse em aprender a fazer os polvos, confira o vídeo aqui

Saiba mais sobre o projeto Meu querido polvo aqui.