Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/13 às 19h42 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Semana de enfermagem nas regionais de saúde

COMPARTILHAR

Palestras e cuidados com a saúde dos profissionais

As coordenações regionais de saúde, da Secretaria de Saúde do DF, promovem atividades para lembrar a 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, o Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem, 12 e 20 de maio respectivamente. Confira algumas programações.

Recanto das Emas
No Recanto das Emas a Semana de Enfermagem e Assistência Social tem o objetivo de alertar para a importância da qualidade de vida dos servidores e colaboradores da área de saúde.

Até sexta-feira (17), os servidores terão oportunidade de participar de sessões de acupuntura, massagem e automassagem, sempre de 7h30 às 16h30, em diversos locais como o Centro de Saúde 2 da quadra 102, na UPA, quadra 400, Clínica da Família da quadra 104, e no Centro de Saúde 1, quadra 307. O encerramento será na Clínica da Família, com a apresentação de um filme a partir das 15h, seguido de um sarau cultural, na sexta-feira.

A Semana de Enfermagem e Assistência Social foi organizada pela Coordenação Regional das Práticas Integrativas de Saúde da Coordenação Geral do Recanto das Emas e visa incentivar o auto cuidado corporal constante, aliado às práticas de hábitos saudáveis como a postura, reeducação alimentar, atividades físicas, momentos de lazer e outros fatores considerados importantes para a manutenção da saúde física e mental.

Samambaia

No Hospital Regional de Samambaia – HRSam – até sexta-feira (17), além de sessão de automassagem e momento dedicado a beleza a programação inclui palestras sobre direitos e deveres dos servidores, sexo seguro, prevenção de câncer de mama e hábitos de vida saudável. No último dia, haverá um café da manhã e a indicação do servidor padrão 2013, da carreira de enfermagem, que premiará um enfermeiro e um técnico de enfermagem de cada setor do hospital.

Os pré-requisitos para a escolha desses profissionais envolvem assiduidade/pontualidade, avaliação de desempenho, competência técnica, flexibilidade de escala, relacionamento interpessoal, tempo de casa (dois anos), respeito à hierarquia e cooperação com a chefia, além de não ter sido eleito em 2012.

Taguatinga

Os profissionais de enfermagem, enfermeiros e auxiliares de Taguatinga participam da Semana de Enfermagem, até dia 20, no Hospital da Regional (HRT).
Para o coordenador Geral de Saúde de Taguatinga, o evento enfatiza a importância do profissional no atendimento à população. “A enfermagem tem um papel relevante na realização do serviço à saúde. A categoria complementa o trabalho dos outros profissionais, somando assim, uma força expressiva na qualidade do atendimento prestado ao paciente.”

Segundo a gerente de Enfermagem do HRT, Ana Lins de Oliveira, o destaque será o tema da Semana Brasileira de Enfermagem – Consciência Profissional e a Enfermagem no cuidado com a vida. “Aproveitamos a temática deste ano, para reafirmar o compromisso da assistência ao paciente, tanto na atenção primária quanto na hospitalar”, destaca.

Na programação da Semana estão previstas palestras sobre emagrecimento saudável e autoestima, pilates, massagem, tarde de beleza (maquiagem, escova, corte e tranças no cabelo).

Atualmente, a Regional de Taguatinga conta com 847 auxiliares de enfermagem e 191 enfermeiros, que atendem no HRT e centros de saúde.