Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/08/13 às 20h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Seminário de Saúde Ocupacional no Paranoá

COMPARTILHAR

Trabalho em prol da saúde do trabalhador


“Cuidando da Saúde de quem cuida” foi o tema do Seminário, realizado nessa segunda-feira (12), no Hospital Regional do Paranoá (HRPa), com o objetivo de debater questões sobre a saúde do trabalhador em geral e em especial o trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Temos obrigação de organizar essas portas para melhorar a saúde do trabalhador, de todos eles”, disse a subsecretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Maria Natividade Teixeira, ao destacar a importância de cuidar do servidor.

Segundo o Coordenador Geral da Regional do Paranoá, Rommel Lima Costa, a saúde do trabalhador é um tema bastante discutido na regional. “Todos os dias pensamos em iniciativas que possam melhorar a vida do nosso servidor”, declara.

O seminário já percorreu as Regionais de Saúde de Planaltina, Guará, Ceilândia, Santa Maria, Asa Norte e Hospital de Base, Brazlândia e Taguatinga. A assessora da Sugetes, Camilla Peres, ressaltou a importância da participação de todos os servidores. “Esse será o momento de esclarecimento de dúvidas e oportunidade para dar sugestões”, afirma.

Saúde do Trabalhador
A SES/DF atende à Política Nacional de Política Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora instituída pelo Ministério da Saúde, que visa a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos, mediante a execução de ações de promoção, vigilância, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação da saúde.

O DF possui três Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) que promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.