Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/03/13 às 21h19 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Seminário em Planaltina discute ampliação das Práticas Integrativas

COMPARTILHAR

Gestores da Coordenação Geral de Saúde de Planaltina participam nesta terça-feira (05) de um seminário sobre a formação de rede para a oferta de Práticas Integrativas à Saúde (PIS). A “Roda de Conversa”, que será no auditório do hospital regional (HRP), das 10h às 12h, é coordenada pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Diraps) de Planaltina.

O encontro vai abordar as PIS que são oferecidas na regional e discutir as possibilidades de encaminhamento dos pacientes. Além disso, os servidores poderão conhecer melhor a prática do Lian Gong na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e o curso oferecido pela Gerência de Práticas Integrativas (GERPIS/DCVPIS/SAPS) para a sua implantação.

De acordo com o gerente do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde, Marcos Freire, essa iniciativa é importante para a ampliação do serviço. “Queremos estabelecer e discutir com os gestores uma forma de disponibilizar essas práticas para uma população ainda maior. Essas aulas já existem na regional há mais de 20 anos e pesquisas apontam vários benefícios na qualidade de vida de quem pratica”, ressaltou.

Programação:
10 h – Situação das PIS na Regional – com Marcos Freire, gerente do CERPIS / DIRAPS / CGSPL
10h15 – Apresentação da prática e do curso do Lian Gong na SES e no SUS – com Valéria Vargas, coordenadora do Lian Gong / NUMENAPIS / GERPIS/ DCVPIS / SAPS
10h30 – Apresentação de pesquisa sobre o LG no SUS de Belo Horizonte e Automassagem na SES-DF
10h40 – Roda de conversa
11h20 – Prática da Automassagem e do Lian Gong
11h50 – Encerramento

Rafaela Marrocos