Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/08/15 às 12h11 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Servidoras participam de curso para gestantes e puérperas no HRC

COMPARTILHAR

Atividade faz parte da programação da Semana Mundial da Amamentação

BRASÍLIA (6/8/15) – Servidoras da Coordenação Geral de Saúde de Ceilândia participaram, na última quarta-feira (5), do curso para Gestantes e Puérperas (mães que estão amamentando), promovido pela equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e professores do curso de fonoaudiologia da Universidade de Brasília (UnB). A atividade faz parte das comemorações da Semana Mundial da Amamentação (SMAM).

Lucélia de Lima é técnica de enfermagem do centro obstétrico do Hospital de Ceilândia e veio para o curso trazendo o pequeno Miguel Rafael, de 26 dias de vida e que nasceu no HRC. “O curso foi muito bom, as palestras serviram para complementar o pouco conhecimento que eu tinha. Agora vou poder aplicar na minha vida, no cuidado com o Miguel e quando voltar a trabalhar, poder ajudar as pacientes do C.O (centro obstétrico)”, ressalta com entusiasmo a servidora.

A nutricionista Juliana Caldas, trabalha no centro de saúde 7, e está grávida de nove meses. Ela também elogiou as palestrantes e o conteúdo do curso. “Foi muito bom repassar alguns cuidados que devemos na gravidez, no parto, com o bebê e a importância da amamentação. Saio daqui mais confiante para ter o meu primeiro filho”, destaca.

“Chamamos as servidoras e as funcionárias das empresas que prestam serviço na coordenação de Saúde para este curso para transmitir algumas informações importantes sobre gestação, parto e aleitamento, já que o tema da Semana Mundial deste ano é “Amamentação e trabalho. Para dar certo o compromisso é de todos!”, informa a coordenadora do banco de leite do HRC, Débora Keila de Sousa.

Amamentação e o vínculo afetivo; mitos e verdades na alimentação da gestante e puérpera; Vantagens da amamentação; Amamentação e saúde fonoaudiológica; e Cuidados com o recém-nascido foram alguns temas abordados no curso. Eles foram elaborados em parceria com a coordenação do Programa de Atenção à Saúde da Criança, equipe de fonoaudiologia e psicologia da Unidade de Neonatologia do HRC e professores da UnB.

O evento contou com a participação do violinista Kleverton de Jesus Silva que trabalha da gerência de Cultura da Administração de Ceilândia.

O encerramento da SMAM em Ceilândia será hoje (6) no Shopping JK, onde a equipe do BLH/HRC montará um estande para dar orientações e esclarecer dúvidas sobre amamentação, a partir das 14h. Haverá também uma sessão de cinema especial para as doadoras cadastradas no HRC. “Vamos proporcionar um momento de lazer e descontração para aquelas que contribuem para o restabelecimento da saúde dos bebês internados na unidade de terapia intensiva do hospital”, enfatiza Débora Keila.