Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/01/20 às 11h11 - Atualizado em 31/01/20 às 11h11

Servidores da UBS da Ponte Alta doam sangue em hemoclínica

COMPARTILHAR

Boa ação ajuda nesse período de férias, que tem poucos doadores

 

Servidores e pacientes da Unidade Básica de Saúde (USB) 12 da Ponte Alta, na área rural do Gama, decidiram fazer uma boa ação na última quinta-feira (30). Eles se reuniram e fretaram um ônibus para doarem sangue em uma clínica de hematologia e hemoterapia, localizada na Asa Sul.

 

“Estamos em período de férias, com muitos pacientes graves e muita dificuldade de conseguir doadores. Então tivemos a iniciativa de divulgar essa campanha. Até conseguimos o transporte para buscar e levar os doadores”, informou a coordenadora da UBS, Adryenne de Carvalho.

 

A gestora conta que a clínica foi escolhida porque um policial amigo da equipe de saúde da UBS teve leucemia e foi atendido no local. No ano passado, eles fizeram a doação e decidiram voltar este ano, devido os estoques baixos de sangue nesse período.

 

Além de estimular a doação, a iniciativa pretende criar uma cultura interna sobre a importância de abastecer os bancos de sangue. “Tem muitas pessoas que estão precisando e devemos estimular e incentivar as pessoas a doarem. Não custa nada e ajudar o próximo é muito bom. Por isso, pensamos em vir a cada quatro meses”, afirmou Adryenne.

 

Um dos doadores foi o cirurgião dentista da UBS, Pedro Macedo, que ressaltou: “No caso das pessoas com doença crônica ou que sofrem acidentes e precisam de sangue, se não tiver doadores, como eles vão sair dessa situação? Daí a importância de fazer esse ato. É tão simples e tranquilo. Quem fizer pode estar salvando a vida de uma pessoa”.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

 

Leia também...