Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/08/13 às 19h24 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Servidores da UPA/NB participam de oficina sobre alimentação saudável

COMPARTILHAR

Projeto divulga informações sobre boa alimentação na regional de saúde

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante recebeu esta semana (quinta-feira) uma oficina de Alimentação Saudável direcionada aos servidores da Regional de Saúde da Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo. O encontro foi coordenador pelas nutricionistas Brenda Contra, que atua na unidade, e Leila Santos, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde.

O objetivo das oficinas, que tem apoio da Secretaria de Saúde, é levar aos servidores as informações necessárias para que mudem hábitos de vida em prol de uma melhor saúde e alimentação e redução de doenças como diabetes e hipertensão.

Na oficina, os participantes aprenderam os cinco pontos básicos para ter uma boa nutrição, o que leva a uma vida longa e com saúde: alimentação variada e colorida, cinco frutas por dia, evitar refrigerantes e ao invés disso consumir 15 copos de água por dia, adotar pelo menos seis refeições ao dia e comer de tudo, desde que com moderação.

Segundo Brenda, também é importante evitar o consumo excessivo de gorduras, sal e doces. “mesmo assim, uma alimentação saudável pode ser muito prazerosa, bastando que a pessoa faça boas escolhas, como o uso de frutas e verduras da safra, que são mais em conta e com ótima qualidade”, explica.
A nutricionista Leila, que é idealizadora do projeto na regional, mostrou a quantidade de açúcar contida nos refrigerantes de dois litros (entre 400 a 450g) e advertiu que o suco de frutas natural, de preferência sem açúcar, é um ótimo substituto par ao produto, composto por grande quantidade de produtos químicos e sem nenhum valor nutricional.

Arielce Haine

Leia também...