Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/06/13 às 19h19 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Servidores do Guará participam de Fórum sobre aposentadoria

COMPARTILHAR

Informações sobre processo de desligamento do trabalho

Os profissionais da regional de Saúde do Guará participaram nessa terça-feira (25) do 5º Fórum Temático Regional sobre a preparação para aposentadoria e saúde ocupacional, uma oportunidade para tirar dúvidas e se informar sobre as fases que envolvem o processo de desligamento do trabalho.

O encontro foi uma promoção da Subsecretaria de Planejamento, Regulação, Avaliação e Controle (SUPRAC/SES), em parceria com a gerência de Educação em Saúde (SUGESTES/SES) e a Subsecretaria de Saúde, Segurança e Previdência dos Servidores da Secretaria de Administração Pública (SEAP).

Para os organizadores, este é um momento de trazer o servidor à reflexão sobre o período pós-carreira. “O nosso principal foco é sensibilizar e disponibilizar orientação e informação sobre o processo biopsicossocial e as etapas que o servidor deverá enfrentar para se preparar para essa realidade. Para isso é essencial se planejar, se programar e esquecer também a ideia de que a vida parou”, afirmou Jaqueline Marangoni, psicóloga e especialista em Políticas Públicas da SEAP.

Lucas Veras, subsecretário da SUPRAC, destacou que a experiência nas regionais tem sido muito positiva e enriquecedora, porque o servidor tem uma percepção diferente da instituição. “O Fórum é uma tentativa acertada de aproximar e facilitar o acesso ao trabalho que está sendo realizado”, afirma o subsecretário.

Os eventos são realizados tanto na sede da Secretaria de Saúde, quanto nas regionais. “A intenção é mudar o pensamento por meio da educação e assim gerar um espaço de discussão local. É um trabalho de formiguinha na intenção de se transformar uma cultura existente”, afirmou Lucas Veras.

Os Fóruns continuarão até o fim do ano, por meio da promoção de palestras mensais com o objetivo de capacitar os servidores em diversos assuntos relativos à Gestão Pública.

Érika Bragança