Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/03/16 às 21h30 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Servidores participam do I Fórum para Elaboração de Termo de Referência

COMPARTILHAR

Este é o terceiro Fórum realizado este mês na SES para qualificação de pessoal

BRASÍLIA (16/3/16) – Aproximadamente 80 servidores da Secretaria de Saúde participaram, nesta quarta-feira (16), do primeiro Fórum para Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico. Ambos instrumentos são ferramentas usadas para iniciar aquisição de materiais, equipamentos e serviços para as unidades de saúde.

 

“A ideia é elevar a qualificação dos servidores para minimizar erros e, em razão disso, refazer o trabalho, tornando o serviço mais moroso. No evento, estão sendo tratados temas como princípios e evolução legal do projeto básico, bem como o modelo que a Secretaria de Saúde utiliza para adquirir insumos, que é a ata de registro de preço”, explicou o subsecretário de Administração Geral (Suag), Marcello Nóbrega.

 

O Fórum continuará nesta sexta-feira (17), com uma segunda turma de profissionais. Para o subsecretário essa também é uma preparação para diversos processos de compras que devem ser iniciados nos próximos meses, bem como atualizar sobre a legislação vigente que trata sobre licitações e contratos, entre elas, a Lei nº 8.666/1993.

 

“Em junho e julho de 2015, iniciamos as contratações por regime de mutirão, em que fizemos compras volumosas para abastecer a rede por cerca de um ano. Já se passaram quase 12 meses e estamos aguardando as demandas para iniciar um novo processo nesses moldes”, concluiu Nóbrega.

 

Para o técnico administrativo e servidor Marcos Melo, que atua na área de planejamento, é importante que os servidores ampliem os conhecimentos técnicos em razão da grande quantidade de compras realizada pela pasta.

 

“Capacitando o profissional, a compra será feita com mais qualidade. Muitos servidores não entendem o fluxo das aquisições. Por isso, é de extrema relevância treinamentos sobre o assunto”, disse.

 

ENTENDA – Termo de referência é o documento mediante o qual a administração pública explicita o objeto da compra. Já o projeto básico é o conjunto de elementos para caracterizar obras ou serviços de interesse da pasta.

 

Outros dois fóruns foram promovidos para capacitar os servidores da Secretaria de Saúde, neste mês. Os temas foram gestão patrimonial e gestão de documentos e da informação. A previsão é de que outras agendas de diversos temas sejam realizadas até o fim do ano.

 

Leia também...