Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/02/13 às 20h14 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

SES e Defensoria Pública criam Câmara de Mediação em Saúde

COMPARTILHAR

O objetivo é agilizar respostas à população e evitar ações judiciais

Foto: Vinício Aguiar

A Secretaria de Saúde do Distrito federal (SES/DF) firmou acordo com a Defensoria Pública do DF para garantir maior agilidade no atendimento população. Uma portaria, assinada nessa terça-feira (26), institui a criação de uma Câmara Permanente Distrital de Mediação em Saúde (CAMEDIS), que irá propor soluções às demandas da sociedade por serviços e produtos do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é favorecer o diálogo e evitar ações judiciais.

De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, “o acordo aproxima o Estado da população, dando uma resposta mais rápida”. Barbosa ressalta que esse retorno já têm sido mais ágil. “O nosso esforço nesses últimos dois anos têm sido percebido pela população. Os números de judicialização diminuiram em relação ao governo passado, porque temos buscado estratégias para melhorar o atendimento, como os mutirões da Saúde”, afirma.

A CAMEDIS também buscará a conciliação, além de propor soluções para as demandas judiciais que já estão em andamento. A Câmara será composta por um representante titular, por representantes da SES/DF e da Defensoria.

Segundo o defensor geral do DF, Jairo Lourenço, “esse é o melhor caminho para buscar soluções. Essa iniciativa de conversar e discutir vai contribuir para todo o sistema público”.

Rafaela Marrocos