Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/13 às 18h39 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Câmara lembra 25 anos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde

COMPARTILHAR

Lançamento de selo e revista do Conasems

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa, destacou o papel estratégico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) nas ações de promoção da saúde pública no país, durante sessão solene da Câmara dos Deputados, na manhã desta segunda, 10, em homenagem aos 25 anos da entidade.

“O Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (Conass) e o Conasems precisam estar cada vez mais unidos para enfrentar os desafios que minam a sustentabilidade do SUS”, aponta Rafael Barbosa. O secretário de Saúde do DF representou o presidente do Conass, Wilson Duarte Alecrim.

Para comemorar a data, além da seção solene proposta pela deputada federal Cida Borghetti (PP/PR), foi lançada a revista CONASEMS e o selo comemorativo. O presidente da entidade, Antonio Carlos Nardi, enfatizou que o Conselho é a voz dos municípios e que tem papel essencial na execução das ações, alimentação de sistemas, indução de políticas e adesão a programas e projetos.

Os 25 anos do Conasems são comemorados no mesmo ano em que o SUS completa a mesma idade. A comemoração mostra a trajetória de luta do conselho por um Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade, acessível aos brasileiros.

Fundado em 1988, o Conasems teve origem em um movimento social em favor da saúde pública que se legitimou ao agregar representações de todas as secretarias municipais de saúde do país. O conselho tem como principal atribuição trabalhar pela consolidação e pelo aperfeiçoamento da gestão de saúde descentralizada. Também tem como foco a discussão permanente do financiamento e do aprimoramento da atenção primária em saúde.

Celi Gomes