Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/13 às 13h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Saúde oferecerá prática de massagem para bebês em Arapoanga

COMPARTILHAR

Mães e os pais serão capacitados com as técnicas de massagem

 

A regional de saúde de Planaltina realiza, nesta quinta-feira (17), às 14h, a prática da Shantala para os bebês da região do Arapoanga. O evento ocorrerá no Centro de Saúde N°5. Segundo o gerente do Cerpis, Marcos Freire, as mães e os pais serão capacitados com as técnicas de massagem para estarem aplicando com seu filho.

Segundo Marcos Freire, a Shantala é uma prática de massagem em bebês e crianças, originária da Índia, realizada por meio de toques e manobras específicas, executada por mães e cuidadores. “Ela promove a saúde integral e a qualidade de vida da criança e de sua família, reforçando os vínculos afetivos, favorecendo a cooperação, confiança, criatividade, segurança e equilíbrio físico e emocional, contribuindo para a formação de uma sociedade mais harmoniosa”, explica.

De acordo com a instrutora do grupo, Graça Araújo, a massagem ajuda as mães e pais a se aproximarem do bebê. “A ideia é levar carinho por meio das mãos. Esse contato ajudará muito os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam”, afirma.

Em Planaltina, as mães e seus bebês são agendados a partir dos serviços de saúde da própria unidade e o encontro é organizado pelo servidor da unidade que participa do grupo da Shantala. O Lar Fabiano de Cristo, entidade comunitária de Planaltina que presta atendimento a mais de 250 crianças, também faz parte do grupo.

 A Shantala é uma Prática Integrativa em Saúde e foi implantada na SES/DF em 2000. Atualmente são 16 unidades de saúde ofertando a prática (8% das unidades do DF), com 20 profissionais habilitados para realizar atividades individuais e em grupo.

Essas unidades estão localizadas na Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Park Way, Gama, Taguatinga, Samambaia, Ceilândia, Brazlândia, Sobradinho, Paranoá e Planaltina.

Em 2013, de janeiro até agosto, em todo o DF, foram realizadas 253 atividades em grupo de Shantala, da qual participaram 1.630 usuários, somando-se as crianças e seus cuidadores, e 15 atendimentos individuais, contando a criança e seu cuidador em um único atendimento.

A Shantala se aplica exclusivamente para bebês a partir de um mês de idade, podendo ser ministrada, também, às crianças de outras idades.