Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/08/16 às 17h17 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

TCDF capacitará servidores da SES

COMPARTILHAR

Curso será sobre elaboração de contratos para aquisição de equipamentos e medicamentos

BRASÍLIA (09/08/16) – O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) em parceria com a Secretaria de Saúde, oferecerá o Curso de Elaboração de Contratos na Área Médica aos servidores da pasta. O objetivo é capacitar profissionais, médicos e enfermeiros da área administrativa, além de engenheiros da área técnica, a elaborarem Termos de Referência para processos de aquisição medicamentos, insumos e equipamentos.

A primeira turma começa no dia 15 de agosto, com disponibilidade de 50 vagas. As aulas serão ministradas até o dia 19 deste mês, das 08h às 12h, na Escola de Contas Públicas do TCDF.

A subsecretária de Administração Geral, Marúcia Miranda, conta que o curso foi um pedido do secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca, ao TCDF. Os servidores que participarem serão indicados pelos subsecretários da SES-DF, para que, assim, somente quem atue, de fato, com o processo de compra faça parte do treinamento.

“É a primeira vez que servidores da Secretaria têm a chance de aprofundar os conhecimentos sobre como deve ser especificado o objeto de compra em cada Termo de Referência feito pelo órgão”, esclarece Marúcia.

O Termo de Referência é o documento que dá as diretrizes de como cada compra deve ser feita. Ou seja, nele constam os dados da compra e a legislação vigente referente ao ato.

“Queremos demonstrar para médicos e enfermeiros que o descritivo do objeto tem que ser amplo, para ter concorrência. Além disso, não pode estar direcionado, ou seja, que só uma marca fabrique e que tenha qualidade, porque a secretaria não quer, apenas, comprar o menor preço, queremos, na verdade, comprar o menor preço e com a maior qualidade. Então, o descritivo tem que ser aberto, que consiga um bom preço de mercado e, principalmente, que possamos oferecer qualidade de assistência ao paciente do SUS”, afirma.
Marúcia acrescenta que as aulas ministradas terão como foco na compra de materiais médico-hospitalares e, também, de serviços que se refere à aquisição de equipamentos na área técnica.