Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/13 às 13h51 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Telemedicina em Cardiologia chega ao Hospital Regional de Santa Maria

COMPARTILHAR

Os exames começaram a ser feitos na rede em março

O Hospital Regional de Santa Maria está realizando exames de Eletrocardiograma, Mapa e Holter por Telemedicina. O Tele eletro é realizado desde março no ambulatório, emergência e Centros de Saúde. Já o Tele Mapa e Holter podem ser feitos somente no ambulatório.

Por mês, são realizados cerca de 200 eletrocardiogramas no ambulatório, 82 na emergência e 20 em cada centro de saúde. O mapa e holter, que são marcados pela central de regulação da SES-DF, são agendados no ambulatório que realiza 24 exames por mês. Os exames são enviados e analisados prontamente por especialistas do Hospital do Coração de São Paulo via telecomunicação (telefone ou internet) que enviam o laudo em poucos minutos.

O paciente José Luciano dos Santos conta que faz exames cardiológicos uma vez por ano, para controlar a pressão arterial e o uso de medicamentos. “Dessa vez vim realizar o Holter e gostei bastante do atendimento”.

Na rede pública de saúde do DF é possível fazer esses exame desde março no Hospital Regional do Gama (HRG), Hospital Regional de Samambaia (HRSam), Hospital Regional de Taguatinga(HRT), Hospital de Base(HBDF). O Hospital Regional do Guará (HRGU), Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB) e no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), vão oferecer esses exames para os pacientes em breve.

Larissa Gomes