Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/20 às 21h19 - Atualizado em 27/04/20 às 16h10

Três UBSs do Itapoã são sanitizadas e desinfectadas

COMPARTILHAR

Servidores da limpeza recebem capacitação e atuam no combate à proliferação do novo coronavírus

 

Nesta sexta-feira (24), três Unidades Básicas de Saúde do Itapoã passaram por uma grande ação de sanitização e desinfecção, realizada por militares da Marinha. Além da limpeza nas UBSs 1, 2 e 3 do Itapoã, foi feita uma capacitação com os funcionários terceirizados da limpeza.

 

“A vantagem dessa ação é porque além de combater o coronavírus, também combate a influenza. Além disso, essa é uma descontaminação maior, com produtos específicos e mais fortes. Por mais que seja feita a limpeza habitual, ainda corremos risco de pegar a Covid-19”, avalia a gerente de serviços das UBSs 2 e 3 do Itapoã, Fernanda Santana.

 

Nas Unidades Básicas de Saúde 2 e 3, a ação ocorreu simultaneamente. Os militares aplicaram os produtos nas áreas de grande circulação como o estacionamento, portaria, assentos e locais comuns ao toque.

 

“Os trabalhadores da limpeza também foram capacitados para que consigam fazer a desinfecção quando forem realizar a limpeza habitual. Isso é muito importante neste momento de pandemia que estamos passando”, afirma Fernanda.

CAPACITAÇÃO – Foram treinados seis profissionais da limpeza, sendo dois de cada Unidade Básica de Saúde, além de dois coordenadores, que também participaram do treinamento. A capacitação teve duas fases. A primeira abordou o preparo da mistura, os procedimentos de segurança, os equipamentos corretos a serem utilizados e o manuseio. A segunda fase foi a prática, em que os profissionais da limpeza fizeram a aplicação na própria UBS sob supervisão dos militares.

 

Entre os participantes do curso de capacitação estava Maria Moreno Pereira, colaboradora da limpeza na UBS 3 do Itapoã. “O treinamento explicou para todos que, para fazer a limpeza, é necessário estar bem vestido, usando luvas, máscara e óculos de proteção”, conta.

 

De acordo com o capitão de Mar e Guerra, Vannei Almeida, que coordenou a operação, a primeira grande vertente dessa ação é a desinfecção das UBSs e a segunda é a capacitação dos funcionários e colaboradores dessas unidades, “para que eles possam, no trabalho diário, contribuir para a desinfecção e manutenção do ambiente higienizado com objetivos de mitigar os efeitos da Covid-19”, explica.

 

Jurana Lopes e Luiz Fernando Cândido, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki

UBS 03 do Itapoã recebe ação de sanitização pelos militares da Marinha

Leia também...