Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/20 às 16h10 - Atualizado em 25/11/20 às 12h59

UBS 2 da Estrutural tem Espaço Criança inaugurado

COMPARTILHAR

Local possui brinquedos educativos e espaço de leitura para que as crianças divirtam-se enquanto aguardam atendimento

 

JURANA LOPES

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 da Estrutural foi contemplada com um Espaço Criança, fruto de um projeto ligado à Campanha Vem Brincar Comigo, coordenado pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância – vinculada à Chefia de Gabinete do Governador, em parceria com o Escritório de Assuntos Internacionais do DF (EAI-DF), que buscou a parceria das embaixadas. A inauguração do local ocorreu nesta terça-feira (24).

 

UBS 2 da Estrutural ganhou Espaço Criança – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

 

A unidade foi apadrinhada pela Embaixada da União Europeia, que doou mesas e cadeiras infantis, brinquedos lúdicos, quadro-negro, cantinho da leitura, giz de cera e lápis de cor, além de tapetes de EVA.

 

O gerente da UBS 2 da Estrutural, Henrique Coimbra Guimarães, ficou muito feliz com a doação do espaço e ressaltou a importância de ações como essas. “Nossa população é uma das mais carentes do Distrito Federal. Agradeço muito a criação deste espaço, que vai proporcionar um momento de lazer e diversão para a criançada enquanto esperam por atendimento. Muitas das crianças que são atendidas aqui não têm acesso a livros e nem a brinquedos, então será de grande valia o nosso Espaço Criança”, avaliou.

 

Espaço conta com mesas e cadeiras infantis, brinquedos lúdicos, entre outros – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

 

Representando a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, que não pode comparecer à inauguração, a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais, Renata Zuquim, agradeceu pela doação da Embaixada da União Europeia e ressaltou que é sempre positivo somar a cooperação e a solidariedade, principalmente neste momento de pandemia.

 

“Nossa intenção é que as crianças sejam acolhidas de maneira especial, que elas tenham um lugar mais lúdico para recebê-las. Em nome do governo, é uma honra entregar este espaço. A pandemia tem sido um momento difícil. Livros e brinquedos são importantes para o desenvolvimento das crianças”, afirmou.

 

Para Ignacio Ybañez Rubio, embaixador da União Europeia, realizar doações, principalmente em tempos de pandemia, é uma oportunidade para atender as crianças, que são o futuro da nação. “Além de contribuir para o desenvolvimento das crianças, é uma forma de reconhecer o trabalho de todos os profissionais da saúde, que são fundamentais na sociedade”, destacou.

 

Da esquerda para direita: Ignacio Ybañez, Henrique Coimbra e Renata Zuquim

 

Ao todo, foram montados dez Espaços Criança contemplando unidades básicas de saúde (UBSs) do DF. Trata-se de uma sala voltada ao desenvolvimento infantil com livros, brinquedos e materiais que estimulam o desenvolvimento cognitivo. Todos os brinquedos foram doados pelas embaixadas e também, por ações dos servidores, que se sentiram motivados com as inaugurações dos espaços. Nove Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também foram contemplados.