Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/03/18 às 19h48 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

UBS 3 da Asa Norte passa a fazer vacinação de BCG aos sábados

COMPARTILHAR

Unidade se soma a outras seis que imunizam durante a semana

BRASÍLIA (9/3/18) – A partir deste sábado (10), a Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 da Asa Norte começa a oferecer, todos os sábados, das 8h ao meio-dia, a vacinação de BCG – uma das primeiras aplicadas no recém-nascido e frequentemente administrada para prevenção da tuberculose.

Agora, a imunização com este tipo de vacina na UBS 3, na Região Centro-Norte de Saúde, que engloba Asa Norte, Cruzeiro e Lago Norte, soma-se a outras seis UBSs que já ministram as doses em dias específicos durante a semana, mais o Hospital das Forças Armadas (HFA).

A ampliação foi possível graças a conversão do modelo de atenção primária, que levou mais equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) à região, permitindo a abertura da unidade também aos sábados. Com isso, foi feita a reorganização nos dias e locais de aplicação da BCG.

Segundo a gerente da UBS 3, Ana Carolina Tardin, a expectativa é de fazer entre 10 a 15 imunizações na unidade neste primeiro fim de semana. Além das vacinas de BCG, o local também estará fazendo outras aplicações e atendimento médico e odontológico. A UBS fica localizada na Entrequadra 114/115 Norte.

A média de atendimento mensal, com funcionamento somente durante a semana, é de 700. Com meio turno em mais um dia de trabalho, a expectativa é de que esse número aumente entre 5% e 10%.

FIM DE SEMANA – Além da UBS 3 da Asa Norte, outras duas unidades da Região Centro-Norte de Saúde iniciaram o atendimento aos sábados, em fevereiro: as UBSs 1 da Asa Norte e 1 do Cruzeiro.

“No primeiro sábado aberto, atendemos 1% do que atendemos durante a semana. Foram oito atendimentos médicos, um de enfermagem, seis em farmácia e seis pacientes na odontologia”, enumera o gerente da unidade do Cruzeiro, Baltazar Nogueira, completando que também foram feitas seis visitas domiciliares.

A UBS 1 do Cruzeiro conta com seis equipes de saúda da família e, com isso, consegue atender a 100% da sua população.

Já na unidade da Asa Norte, a demanda foi maior no primeiro sábado: 23 atendimentos, além de sete imunizações. “No sábado abrimos apenas com uma equipe de Estratégia Saúde da Família para fazer os atendimentos de demanda espontânea, vacinas, medicação e curativos, além de marcar consultas, fazer cadastramentos e cartões do SUS e SES”, conta o gerente da unidade, Daniel Veras de Melo. Durante a semana, quatro equipes atuam na unidade.

CRESCIMENTO – Entre janeiro de 2017 e janeiro de 2018, o crescimento de equipes e cobertura na Região de Saúde Centro-Norte foi expressivo: passou de 1,30% de cobertura para 7,70%; o número de equipes subiu de uma para seis.

Com a mudança de especialidade, em fevereiro deste ano, o aumento foi ainda mais perceptível: passou de 7,70% em janeiro para 42% em fevereiro.