Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/12/19 às 11h06 - Atualizado em 4/12/19 às 11h07

UBS da Ponte Alta faz palestra sobre cuidados com saúde masculina

COMPARTILHAR

 

 

Mais de 30 usuários participaram da ação

 

Pacientes atendidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 12 da Ponte Alta, na área rural do Gama, participaram, nesta terça-feira (3), de uma palestra sobre o câncer de próstata. A ação, alusiva ao Novembro Azul, contou com a participação de 32 pacientes.

 

A campanha faz um alerta para a necessidade da prevenção e do autocuidado com a saúde masculina e chama atenção dos homens, principalmente, para o câncer de próstata.

 

“Verificamos que a receptividade das pessoas é muito positiva, visto que o acesso às consultas e exames fica mais difícil para quem mora no campo. Com isso, as ações sociais sempre superam as expectativas na participação e na identificação precoce de qualquer anormalidade diagnosticada no paciente”, destaca a coordenadora da UBS, Adryenne de Carvalho.

 

O palestrante, o urologista Pedro Henrique, ressaltou a importância da prevenção, reforçando que o câncer de próstata é considerado altamente tratável se detectado de forma precoce.

 

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que um em cada seis homens desenvolverá este tipo de moléstia durante a vida. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens no Brasil.

 

Nivania Ramos, da Agência Saúde