Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/02/20 às 17h59 - Atualizado em 11/02/20 às 9h52

UBS de Rajadinha se junta a crianças em ação para prevenir dengue

COMPARTILHAR

Objetivo é conscientizar a população e recolher materiais inservíveis

 

Conscientizar as pessoas sobre os perigos do Aedes aegypti e recolher objetos inservíveis com focos do mosquito. Esses são os objetivos da ação realizada, nesta segunda-feira (10), pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 11 do Núcleo Rural Rajadinha II, em Planaltina. Eles contaram com a parceria da ONG Semente do Amanhã, que ensina futebol as crianças da região.

 

A ideia é que profissionais da UBS, junto com os pequenos, passem de casa em casa distribuindo folhetos para informar a população sobre as formas de evitar a presença do mosquito nas residências, principalmente nos recipientes que acumulam água. Ao mesmo tempo, caminhões da Secretaria de Agricultura e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), além de uma pá mecânica, passam nas quadras para recolher os materiais inservíveis.

 

“Ao recolhermos objetos que acumulam água, nos preparamos, porque Rajadinha é uma área endêmica. Com a ação, mantemos o ambiente limpo e, ao mesmo tempo, fazemos um trabalho de educação com a comunidade, para diminuir a circulação do mosquito”, informou a chefe de Núcleo Regional de Vigilância Ambiental de Planaltina, Michelle Peçanha.

 

Um dos que agradeceu a visita das crianças e profissionais de saúde foi o pedreiro Evair Fernandes, que mora no Núcleo Rural Rajadinha II há 32 anos. “É muito importante esse tipo de ação, porque traz ensinamentos para as pessoas daqui e as ajudam a se conscientizar mais sobre a dengue”, elogiou.

 

Para o agente comunitário de saúde e presidente da ONG Semente do Amanhã, Jailton Cardoso, a ação também é uma oportunidade de ensinar as crianças de Rajadinha sobre como se prevenirem contra o Aedes aegypti. “Queremos que eles retribuam a comunidade, aprendendo sobre a importância de não deixar água parada, não jogar lixo no chão e os cuidados com a dengue”, ressaltou.

 

A ideia é que a ação se estenda até terça-feira (11), para os profissionais de saúde visitarem a maioria das residências do Núcleo Rural Rajadinha II.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

 

UBS de Rajadinha se junta a crianças em ação para prevenir dengue