Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/14 às 10h14 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Última semana da Carreta da Mulher em Samambaia

COMPARTILHAR

Prevenção e facilidade no acesso a exames

As moradoras de Samambaia que ainda não puderam comparecer à Unidade Móvel Saúde da Mulher devem ficar atentas, pois a Carreta da Mulher, que está estacionada na quadra 302, ao lado da Clínica da Família em Samambaia Sul, ficará na região administrativa até sexta-feira (31). Desde o dia 6 de janeiro, até essa terça-feira (28), a unidade realizou mais de 2.300 exames.

O coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles, destaca a importância e os resultados desse serviço. “A carreta vem proporcionando às mulheres a realização de um grande número de exames. Isso comprova a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos”, comenta.

A diretora Regional de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo, alerta a população feminina de Samambaia que “é preciso chamar a atenção de todas as mulheres, principalmente aquelas entre 50 e 69 anos que nunca fizeram a mamografia. É importante que aproveitem essa última semana da carreta aqui e realizem os exames para uma detecção precoce, quando for o caso”, disse.

A diretora informou ainda que, durante os exames na carreta, um caso de diagnóstico possível de câncer foi detectado e prontamente encaminhado para o serviço de mastologia. “Esse é o objetivo da carreta, facilitar o acesso aos exames, permitindo o diagnóstico precoce de doenças”, enfatiza Paula Garcia.

Acesso aos exames

A carreta, que funciona de segunda-feira à sexta-feira, oferece exames de mamografias, ecografias e preventivos de câncer de colo do útero (Papanicolau), importantes para a prevenção e o diagnóstico de doenças femininas. Diariamente, às 7h, são distribuídas 150 senhas, sendo 50 para cada tipo de exame, a ser realizado no mesmo dia. São 50 mamografias; 50 preventivos e 50 ecografias diversas.

Para as mamografias e ecografias é necessária a apresentação de pedido médico, exceto para as mamografias em mulheres acima de 40 anos. No caso do preventivo, não há a necessidade de requisição médica e o exame é indicado para todas que já tenham iniciado a vida sexual. As moradoras devem apresentar também documento de identidade e cartão do SUS.

Nas duas primeiras visitas a Samambaia, uma em 2012 e outra em 2013, a comunidade feminina foi contemplada com mais de 7.300 exames.

Demais Carretas

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com quatro unidades móveis, que já percorreram várias regiões administrativas de Brasília. Desde março de 2012, quando o projeto foi lançado, foram realizados mais de 116 mil exames. 

As carretas chegam a Fercal e Santa Maria no dia 03/02, Taguatinga 10/02 e Brazlândia 21/02. 

Para acompanhar o cronograma das carretas em todo o Distrito Federal, basta acessar o endereço www.carretadamulherdf.com.br.


Por Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226