Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/14 às 18h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Unidade Básica de Saúde de Samambaia promove viagem para pacientes

COMPARTILHAR

Ação ajuda na melhora dos resultados do processo terapêutico

Os pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) da quadra 317 de Samambaia terão a oportunidade de passar um fim de semana diferente, em Caldas Novas, Goiás. O passeio é promovido pela Equipe n° 6 da Estratégia de Saúde da Família, que atua na unidade, com a finalidade de proporcionar aos pacientes momentos de lazer e a consequente melhora nos resultados do processo terapêutico empregado. Eles embarcaram nesta sexta-feira (6).

Para a coordenadora-geral de Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo, esta é uma iniciativa  importante. “Ações como esta vão ao encontro da Política Nacional de Atenção Básica, a qual preconiza que a atenção primária deve abranger ações de promoção à saúde e orientar-se pelo princípio da humanização”, destaca.

“A concepção de cuidar é muito mais abrangente que o simples curar, medicar. A Atenção Primária tem que obter a visão integral do sujeito, entendendo-o como um ser com necessidades físicas, mentais, espirituais, sexuais, sociais, culturais e emocionais. O foco não é apenas na doença, é no indivíduo”, ressalta a diretora de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Alexandra Gouveia de Oliveira Miranda Moura.

Alexandra ainda reforça que a aposta em trabalhos como este visa responder às complexidades do processo – saúde, doença e cuidado, a partir de novas relações, com vínculos reforçados entre população e profissionais de saúde. Segundo ela, favorece a adesão aos tratamentos e a melhoria dos resultados terapêuticos.

O coordenador da Equipe n° 6 da UBS 317, Francisco Juscelino de Vasconcelos Monteiro, enfatiza a finalidade da ação. “O objetivo é oferecer aos nossos pacientes o conforto de desfrutar de um fim de semana isento de preocupações referentes a doenças e demais dissabores por eles vividos”, informa.

Segundo Francisco Juscelino, a proposta da viagem foi onerar ao mínimo possível os pacientes. Para isso, realizaram uma galinhada, por meio de doações, para arrecadar recursos e contribuir com o passeio. “A maioria da comunidade é carente e enfrenta mazelas sociais, assim, pensamos em contribuir para aliviar as tristezas resultantes. A maioria também nunca teve a oportunidade de sair de Brasília ou de se hospedar em um hotel”, enfatiza.

De acordo com o coordenador da equipe, 52 pessoas entre profissionais e pacientes participam do passeio. A equipe de apoio na viagem será composta pelo coordenador da equipe, uma médica, três técnicos de enfermagem e dois agentes comunitários de saúde.

Essas ações com o intuito de promover a saúde dos pacientes foram iniciadas pela unidade há dois anos. Nesse período, já foram realizados vários passeios ao Parque Nacional e Zoológico de Brasília. “Acreditamos estar no caminho certo, à medida que aliamos saúde ao dever social de promover e garantir lazer e momentos de paz aos menos favorecidos”, concluiu Francisco Juscelino.

UBS 317

A Unidade Básica de Saúde (UBS) está localizada na QN 317, Conjunto 01, Lote 01 – Área Especial, de Samambaia Sul. A unidade oferece vários serviços à comunidade, como automassagem, lian gong, programas de hipertensão, diabetes, atendimentos voltados à saúde do adulto, saúde da mulher, da criança e do idoso. Além de contar com palestras e orientações sobre DST/Aids, contra a violência e maus tratos, entre outros temas.

A UBS dispõe de duas equipes de Estratégia Saúde da Família (Equipes n° 03 e n° 06), compostas cada uma por um coordenador (enfermeiro), um médico, dois técnicos de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde. O atendimento abrange moradores das quadras 315, 317, 111, 113 e 115.

Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF