Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/06/13 às 15h19 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Unidade móvel atende mulheres em São Sebastião

COMPARTILHAR

A maioria delas  está fazendo exames ginecológicos pela primeira vez

A carreta da Mulher chegou  em São Sebastião  na manhã desta segunda-feira (17)  e efetua 50 mamografias, 50 ultrassonografias e  50 citológicos de prevenção (Papanicolau) por dia.

Inaugurada em março de 2012,  já atendeu a milhares de mulheres carentes que nunca  tiveram acesso  aos serviços de saúde. Onde a maioria delas  está fazendo exames ginecológicos pela primeira vez.

Francisca Veridiana moradora da região administrativa, e com  51 anos, realizou  mamografia, exame de Papanicolau e ultrassonografia, “espero realizar  exames de tireoide também,  pois minha mãe está com câncer e quero ficar tranquila. Em menos de uma hora fiz três importantes exames e tive atendimento de primeiro mundo finaliza  Francisca.

Mulheres que necessitam fazer  os exames devem trazer documento de identidade, CPF e cartão do SUS. Caso não possua cartão, basta levar os documentos de identificação.

Para exame de ultrassonografia é necessário apresentar  requisição médica, onde o encaminhamento é feito pelas unidades  de saúde da SES/DF.

Segundo  Maria Lúcia Pinto  de 46 e  recém-chegada    à região, se aprontou para ir à carreta da mulher, “me senti importante, é um privilégio  este tipo de atendimento aqui na cidade , fiz   ecografia e  mamografia, tudo de uma vez. Fui muito bem atendida, não sei como ainda tem gente que reclama, complementa Maria Lúcia.

É a segunda vez que a carreta da mulher  atende em São Sebastião,   em junho de 2012 efetuou 1.200 exames. Realizou 394 coletas para exames de Papanicolau com 39,59% com algum tipo de alteração e as condutas adotadas foram encaminhadas  à Ginecologia do Centro de  Saúde ou a Mastologia do HRPa, para  avaliação e condutas médicas conforme cada caso.

Das 394 ultrassonografias efetuadas, nas abdominais sete foram diagnosticadas com  esteatose hepática e 11 com colelitíase e todos encaminhados à clinica médica ou cirurgia dependendo do caso. Nas ecografias  transvaginal, foram detectados 25 cistos, 41 miomas e 8 espessamento de endométrio.  Nas ecografias mamárias,  11 mulheres foram diagnosticadas  com cistos ,  12 com nódulos e duas com bi-rads 3.      

Das mulheres submetidas aos exames,  87 afirmaram já ter apresentado algum nódulo em uma das mamas, 33 apresentam risco elevado, de acordo com os critérios preconizados pelo Ministério da Saúde. Cinquenta e quatro mulheres afirmaram nunca tiveram suas mamas  examinadas por um profissional de saúde e 88 fizeram a mamografia pela primeira vez.

Quanto as ecografias de rins e vias urinárias foram diagnosticados cinco cálculos renais, uma redução cortiço-medular e eco  na tireóide: sete pessoas com bócio, duas reduções, 14 cistos, 13 nódulos e dois aumentados. Todos os casos  foram encaminhados à endocrinologia.

Para o coordenador da regional de saúde de São Sebastião Marcus Costa “ a saúde  pública  sobre rodas está  levando a saúde a  quem precisa a to dos os lugares do DF”.

A Carreta da Mulher que está estacionada no Centro de Saúde onde ficará    até 05 de julho para atender as mulheres da cidade.

A unidade móvel funciona de  8h às  17h e ao final de três semanas espera-se efetuar  mais de  três mil exames.

A distribuição da senha é feita no local.

Leia também...