Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/01/13 às 20h34 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

UPA de Samambaia registra mais de 155 mil atendimentos

COMPARTILHAR

Unidade completa 2 anos em fevereiro

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Distrito Federal, localizada em Samambaia,registrou uma marca superior a 155 mil atendimentos, perto de completar dois anos de funcionamento. Esse número representa mais da metade da população de Samambaia, estimada em  200 mil habitantes, conforme o censo de 2010 do IBGE.

Inaugurada em 15 de fevereiro de 2011, a unidade, que conta com assistência em clínica médica, pediatria e odontologia, atende uma média de 250 a 350 pacientes a cada 24 horas. Nas segundas-feiras, por exemplo, dia considerado de maior demanda, esse número sobe para aproximadamente 400 atendimentos.

De acordo com o chefe de enfermagem da UPA, Célio Riguete Guimarães, a maioria das pessoas que hoje procura a unidade deveriam ir a um centro de saúde. “A UPA é destinada ao atendimento de urgência e emergência, mas 80% dos casos são de pacientes que deveriam ter procurado um centro de saúde”, revela. Segundo ainda o chefe de enfermagem, há um grande número de pessoas em busca de atestado médico para o trabalho. “Nessas situações, orientamos que a UPA destina-se somente a casos de urgência e emergência”, completa Célio.

Desde a inauguração, a maior demanda registrada foi na unidade de clínica médica, que, em quase dois anos, atendeu 96.058 pacientes. Em seguida, a pediatria, com mais de 31 mil atendimentos. A odontologia, que funciona das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira, registrou nesse período, mais de quatro mil atendimentos.

A UPA de Samambaia, localizada na QS 107 conjunto 4, conta com quatro consultórios para a clínica médica, três para a pediatria e um consultório odontológico. Além dos moradores de Samambaia, a unidade recebe pacientes de várias localidades do DF e entorno, como Taguatinga, Ceilândia, Santa Maria, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto e Valparaiso.

Iêda Oliveira