Governo do Distrito Federal
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14/12/12 às 16h46 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

UPA do Recanto elabora cartilha na busca da “Excelência no Atendimento”

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Material elaborado contem informações do UPA

“Excelência no Atendimento” é o nome de uma cartilha que a gerência da UPA do Recanto das Emas elaborou para ser distribuída aos servidores da Unidade. A iniciativa inédita na Saúde do DF tem como objetivo levar a todos os servidores informação sobre como atender os pacientes com qualidade, no intuito de deixá-los satisfeitos e conscientes do trabalho realizado na Unidade de Pronto Atendimento.

A ideia da cartilha partiu da técnica administrativa Cristiani Mendes, que auxilia a gerência da UPA e trabalha na elaboração do material, e foi prontamente apoiada pela gerente da Unidade, Cristhiane de Aguiar, que mesmo recebendo muitos elogios pelos serviços prestados pelas equipes multiprofissionais que atuam na UPA, sentiu a necessidade de focar ainda mais na melhoria do primeiro atendimento que é dado ao público.

No início, a ideia era que apenas os servidores que trabalham fazendo a Guia de Atendimento de Emergência (GAE) recebessem o material. Porém, com o passar do tempo, viu-se a necessidade do material ser entregue ao demais servidores, levando em consideração que todos trabalham direta ou indiretamente com o atendimento.

Dessa forma, 300 cartilhas começaram a ser distribuídas nesta sexta-feira (14), de acordo com os plantões dos profissionais. “As vezes, pequenas coisas que passam despercebidas fazem uma grande diferença, como um bom dia, um sorriso gentil, ou até mesmo simplesmente uma informação de que aquela pessoa não poderá ser atendida na UPA, mas que, procurando tal centro de saúde ou clínica da família, receberá o acompanhamento que deseja”, acredita a gerente Cristhiane.

Cartilha

O material elaborado tem 32 páginas e também é composto de informações básicas sobre o que é a UPA, qual a sua missão e a visão do serviço. Esclarecendo o serviço a população passar a ter acesso a um serviço qualificado e de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Há também dicas sobre a “postura no atendimento”, como agir em caso de tumulto ou discussão, frases que jamais devem ser ditas, cadastro, troca de plantões etc. A cartilha informa ainda sobre horários de visitas na UPA, o processo da “Classificação de risco”, quem tem prioridade no atendimento e outras informações que se tornam uteis diante do questionamento dos usuários.

No final, a cartilha traz informações sobre a rede de atenção primária do Recanto das Emas, incluindo os postos, centros de saúde ou equipes do PSF para onde devem ser encaminhados os pacientes após a alta da UPA ou que foram classificados com a cor azul e, portanto, devem ser atendidos em outra unidade por não se tratar de urgência ou emergência, o principal foco da Unidade.

Arielce Haine