Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/11/19 às 10h40 - Atualizado em 5/11/19 às 11h17

Urologistas do HRG escrevem livro sobre cálculo renal

COMPARTILHAR

Obra explica as formas de diagnóstico, tratamento e perspectivas futuras

 

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que, aproximadamente, 10% da população será acometida por cálculos renais. A patologia, embora muito conhecida, ainda desperta muitas dúvidas na população. Para fazer esse esclarecimento, dois profissionais do Hospital Regional do Gama (HRG) escreveram o livro Doutor, tem uma pedra no meu rim?

 

Criada pelo urologista da Secretaria de Saúde Bruno Vilalva e pelo médico residente em cirurgia-geral Isaac Roldão, a obra é dividida em 26 capítulos, com perguntas e respostas sobre o assunto.

 

Como descreve o prefácio, com linguagem simples para o paciente, e outras vezes mais técnica para os estudiosos, os autores compartilham os avanços no diagnóstico, no tratamento e, sobretudo, na prevenção de “novas pedras no nosso caminho”.

 

“Tem assunto para todos os interessados, sobre o que abrange a pedra no rim, no ureter, na bexiga e na uretra, com perspectivas futuras, e como diminuir o sofrimento”, explicou Vilalva, que trabalha há 20 anos na pasta.

 

De acordo com o urologista, o objetivo do livro é passar o conhecimento, como se fosse uma conversa informal aos que têm interesse sobre o assunto. “Na literatura brasileira, não tem nada a respeito que não seja muito acadêmico. A ideia, com o livro, até por estar em forma de perguntas e respostas, é ser um conteúdo de fácil entendimento para a população”, ressaltou.

 

Chancelado pela SBU e publicado pela editora Manole, o livro já está disponível em todo o Brasil, pelas livrarias e pela internet.

 

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde