Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/13 às 19h39 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Vigilância epidemiológica é tema de curso no Hospital de Base

COMPARTILHAR

O Curso de Vigilância Epidemiológica será realizado nesta terça-feira (06), no auditório do Hospital de Base do DF (HBDF), com o objetivo de capacitar, por meio de palestras, slides e pesquisas, enfermeiros e residentes de enfermagem da rede pública de Saúde na prevenção e notificação das doenças epidêmicas, que tendem a contaminar um grande número de pessoas.

O curso engloba temas como noções gerais de vigilância epidemiológica, acidentes de trabalho, Sida (Síndrome da imunodeficiência adquirida), tuberculose, hepatites virais, meningites, dengue, HPV, hantavirose e noções gerais de imunizações.

“A notificação dessas doenças é de vital importância nos estudos e controle de doenças, e para a saúde pública. O profissional de saúde está em contato direto com os casos e recebe diariamente pacientes com quadro característico. Com isso, buscamos um maior preparo dos profissionais para notificar as doenças epidêmicas, reduzindo a ausência de notificação”, ressalta Tatiana Lima, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Base, responsável pela organização do curso.

Alessandra Lopes