Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/15 às 14h20 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Hospital de Samambaia recebe visita

COMPARTILHAR

Todas as regionais de saúde do DF receberão visita dos gestores da saúde

BRASÍLIA (20/3/15) – As unidades de saúde do Distrito Federal passarão por inspeções do secretário de Saúde, João Batista de Sousa. A medida é uma das estratégias adotadas para verificar como está o atendimento das unidades, avaliar a estrutura física e detectar falhas na assistência. O Hospital Regional de Samambaia (HRSam), nesta quinta-feira (19), foi a segunda unidade a ser visitada.

Pronto-socorro com pouco movimento, pacientes internados sem superlotação e um banco de leite com captação aumentada em 400% são alguns dos aspectos que compõe o cenário encontrado pelo gestor. No entanto, problemas também foram apontados durante o diálogo com servidores, pacientes e a administração da unidade. “Este é um hospital que está relativamente bem, mas tem alguns problemas pontuais”, observou o secretário.

A falta de alguns equipamentos foi uma das questões indicadas pela direção do HRSam. Outro problema encontrado durante a visita foi a falta de profissionais. O Hospital de Samambaia está atualmente com 10 leitos de UTI prontos para serem utilizados, mas encontram-se fechados por falta recursos humanos.

ANÚNCIO – Ao visitar a UTI fechada, Sousa anunciou que pretende resolver a questão até o final de maio, quando deverão ser abertos esses leitos. “Também pretendemos, até lá, abrir mais 20 leitos no Hospital Regional do Gama, totalizando mais 30 novos leitos”, disse o secretário de Saúde.

Além do HRSam, o titular da pasta seguiu para a Clínica da Família, na Quadra 122, umas das quatro existentes em Samambaia. A unidade é modelo para as outras que serão construídas. No local, que também conta com consultório odontológico, são realizadas 750 consultas por mês.

UNIDADE- O Hospital Regional de Samambaia (HRSam) foi incorporado à rede hospitalar da Secretaria de Saúde em janeiro de 2003. É um hospital geral destinado à prestação de atendimento e internação nas especialidades clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia e obstetrícia. Possui, ainda, um banco de leite que conseguiu aumentar a captação de leite humano de 18 litros por mês para 100 litros.

No ambulatório funcionam as especialidades cardiologia, cirurgia geral, pequenas cirurgias, cirurgia ginecológica, dermatologia, geriatria, mastologia, planejamento familiar, urologia/vasectomia e endocrinologia. Além disso, a unidade realiza exames e procedimentos como eletrocardiograma, tele-eletro e estomias.

A Regional de Saúde de Samambaia conta ainda com uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas, que oferece as especialidades de clínica médica, pediatria e odontologia. Atualmente possui quatro centros de saúde, quatro clínicas da família, duas unidades básicas de saúde, dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS para transtornos mentais e CAPS-ad para usuários de álcool e drogas) e uma Unidade de Acolhimento, vinculada ao CAP-ad.

Leia também...