Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/06/16 às 18h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Voluntários da rede pública são homenageados

COMPARTILHAR

Governo lançará em 21 de junho o Portal do Voluntariado e o Programa Brasília Cidadã

BRASÍLIA (14/6/16) – A rede de voluntários da Saúde foi homenageada, nesta terça-feira (14), num evento que contou com a presença da primeira dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg. Na ocasião foram apresentados o Portal do Voluntariado e o Programa Brasília Cidadã, que têm o objetivo de ampliar a comunicação entre a sociedade e as instâncias institucionais, e o conhecimento sobre o voluntariado.

A cerimônia lotou o auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS). A secretária-adjunta de Saúde, Eliene Ancelmo Berg, ressaltou a importância do trabalho voluntário para os pacientes da rede pública. “É com muita honra e respeito que agradecemos o apoio e amor dedicados ao longo de mais de 20 anos de serviço à Saúde no Distrito Federal”, disse ela.

Eliene  destacou, ainda, que um dos principais desafios do voluntariado será preparar as gerações futuras para que nos próximos 20,30 anos, esse trabalho continue a ser referência. Atualmente, o serviço de voluntário é regulamentado em todo o DF pelo Decreto 37.010, de 23 de dezembro 2015.

VOLUNTARIADO – A responsável pela coordenação do voluntariado da Secretaria de Saúde do DF, Maria Aparecida Vieira, apontou que a coordenação foi criada em maio deste ano em resposta à necessidade de sistematizar, potencializar e valorizar as ações dos voluntários que atuam na rede pública há mais de 20 anos. “O voluntariado que nasce da solidariedade com a cidadania não substitui o papel do Estado, mas exprime a capacidade que a sociedade civil organizada tem em assumir responsabilidades, com canais de enfretamento para os problemas sociais. Hoje não é possível pensar desenvolvimento de ações sociais eficazes sem a participação da comunidade”, destacou Maria Aparecida.

O evento também contou com a participação do secretário adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Danin Tokarski, que convidou a todos a participar do lançamento do Portal do Voluntariado e do Programa Brasília Cidadã, no dia 21 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha.