Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/03/16 às 16h38 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Zoonose disponibiliza animais para adoção

COMPARTILHAR

São 10 cães e 16 gatos que aguardam um novo lar

BRASÍLIA (16/3/16) – Olhares assustados, porém, atentos para monitorar o cenário fora das grades. Essa é a condição de 26 animais – 10 cães e 16 gatos – que aguardam para serem adotados no canil da Gerência de Vigilância Ambiental da Zoonose, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

O gerente de Vigilância Ambiental da Zoonose, Edvar Schwbach, conta que cada animal teve uma origem diferente. “Alguns estavam em situação de rua, outros foram capturados em vias públicas pela Polícia Militar ou Rodoviária. Há também cães e gatos invasores, que entraram em terrenos particulares ou áreas públicas, como escolas e hospitais”, explicou.

A maioria dos bichos chegou ao canil neste ano. Eles são avaliados para descartar a existência de raiva e leishmaniose. Dos cachorros, sete são fêmeas e um dos três machos é da raça pitbull. Todos são adultos, mas a maioria ainda é jovem e possui entre um e três anos de idade. Já entre os gatos há seis machos, mas a predominância também é de fêmeas. São 10, sendo que entre elas há uma que ainda é filhote.

“Temos uma cadela que é muito solidária. Ela chegou aqui com seis filhotes. Depois que todos foram adotados, apareceu uma nova ninhada de mais quatro cães sem mãe, que ela cuidou até que foram adotados”, contou o gerente.

Confira aqui a galeria de fotos.

Para se candidatar a adotar um dos bichinhos, é necessário ter acima de 18 anos e assinar um documento de posse responsável para se comprometer a cuidar bem do animal, realizar exames anuais, aplicar as vacinas necessárias a administrar vermífugo. Também é necessário se comprometer a alimentá-los bem e oferecer cuidado e carinho.

ZOONOSE – Ao contrário do que ocorria antes, a zoonose não recolhe cães e gatos abandonados. A gerência coleta animais doentes ou que apresentam risco, como cachorros que invadem casas e áreas públicas. As ações são voltadas para vigilância, prevenção, profilaxia, controle e monitoramento de doenças e agravos em Saúde Pública.

SERVIÇO
Adoção de cães e gatos
Mais informações: 3341-2456
Visitação: 11h – 17h
Local: SAIN – Estrada Parque Contorno, Lote 4, ao lado do Hospital da Criança.

Galeria de fotos aqui: