Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/11/13 às 18h55 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

1º Centro de Reabilitação de Taguatinga realizou 35 mil atendimentos, desde maio

COMPARTILHAR

O Centro Especializado em Reabilitação, na modalidade física e intelectual (CER II), comemora a marca de 35 mil atendimentos realizados aos pacientes portadores de deficiência do Distrito Federal. O serviço funciona na Unidade Mista de Saúde de Taguatinga (UMST), localizada na C-12, Área Especial 1/2. 

O CER II foi a primeira unidade especializada em reabilitação inaugurada pelo Ministério da Saúde no DF, em maio deste ano, com a finalidade de atender pacientes, em todas as faixas etárias, que precisam de tratamento de reabilitação, diagnóstico, avaliação e orientação clínica, dentro de uma estrutura adequada à sua condição física e mental.

“Há seis meses sou atendido pela doutora Marilucia e estou fazendo fisioterapia na perna esquerda. Um amigo me indicou o centro e o atendimento foi rápido e muito eficiente”, destaca o paciente Donizete Costa Calisto, 27 anos, conferente e morador de Taguatinga Sul.

Para atender a população no CER II, uma área de 1700 metros quadrados foi adaptada para a realização de tratamentos fisioterápicos e cognitivos. Foram instaladas salas de triagem médica e de enfermagem, sala de terapia para crianças, guichês de atendimento com maior visibilidade e vasos sanitários adaptados. Para facilitar o acesso dos pacientes às dependências do centro, foram disponibilizados os elevadores pela entrada norte e uma rampa para entrada sul.

“Eu vi na televisão que havia este centro. Peguei o contato, liguei e em pouco tempo já estava entregando a minha documentação para iniciar o tratamento. Há três meses faço fisioterapia e acupuntura medular com o doutor Paulo e doutora Renata e já indiquei o CER para vários amigos”, relata a paciente Renata Cassiano da Silva, 33 anos, secretária e moradora de Taguatinga.

De acordo a gerente da UMST, Eliene Ancelmo Berg, a unidade conta com uma equipe técnica multi e interdisciplinar, referência para a rede de atenção à saúde, que trabalha de forma articulada com outros serviços da rede pública de saúde do DF.

Além do CER II, a UMST possui o Centro Especializado em Odontologia (CEO), que também presta atendimento às crianças com necessidades especiais. De janeiro a outubro deste ano, a unidade realizou 13.588 atendimentos.

Unidade móvel transporta pacientes até o CER II

Para viabilizar a locomoção dos pacientes que apresentam dificuldade de mobilidade e que estão em tratamento no CER II, um micro ônibus adaptado com elevador para cadeira de rodas e barras fixas transporta pacientes diariamente.

“Além do tratamento minha mãe é transportada de casa para a UMST. Como não temos carro, tudo ficou mais fácil. Com certeza esse transporte está fazendo a diferença em um momento que ela está fragilizada”, declara Rosa de Guadalupe Santos, filha da paciente Maria Helena Santos, moradora de Samambaia.

A unidade móvel de acessibilidade é fruto da adesão do DF ao programa Viver sem Limite, do Governo Federal, e tem como objetivo buscar os pacientes em casa para atendimento nos diversos serviços do centro (consultas, terapias, oficinas etc).

“O transporte para o paciente com dificuldade de locomoção é fundamental para apoiá-lo no tratamento da reabilitação. Estamos cumprindo com o objetivo do projeto”, disse o coordenador-geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira.

Memória:
Inaugurado em maio deste ano, o Centro de Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II) foi criado pela portaria 793 de 24/04/2012, que institui a Rede de Cuidados À Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede está relacionada ao programa “Viver Sem Limites” – Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência, criado por meio do Decreto 7.612 de 17/11/201, que tem por finalidade garantir a plena cidadania das pessoas com deficiência, garantindo autonomia, inclusão, convivência e oportunidade.

Por Claudete Nascimento, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226