Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/13 às 18h44 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Moradores do Guará recebem orientação sobre alimentação saudável

COMPARTILHAR

Orientações sobre alimentação saudável


Com o tema “Alimentação Saudável, Nutrição e Qualidade de Vida”, o Núcleo de Nutrição Dietética (NND), da Coordenação Geral de Saúde do Guará, realiza até esta quinta-feira (29) a 1ª Semana de Nutrição com o objetivo de sensibilizar os profissionais e chamar a atenção dos servidores da regional para a prática de alimentação e hábitos de vida mais saudáveis.

Para Rosemary Caldas, chefe do NND, o tema sempre será recorrente e de extrema importância. ”Ver o auditório cheio é gratificante. Todos os dias, esse trabalho de formiguinha é realizado com os pacientes. O Seminário, além de sensibilizar, é o reconhecimento do nosso trabalho e das ações que desenvolvemos. Não é fácil fazer um evento desses. Mas, com o trabalho em equipe e as parcerias que conseguimos, fechamos com a satisfação de dever cumprido”, comemora.

Pela manhã, a palestra “Nutrição e Longevidade foi realizada pela nutricionista da Netlè, Ana Caroline Demonico. Até esta quinta-feira (29), serão discutidos temas sobre alimentos funcionais, nutrição e cicatrização de feridas e alimentação saudável.

Diva Xavier, servidora da Radiologia, elogiou a iniciativa, o tema da palestra e aprovou o Buffet Saudável. “Nosso dia é muito corrido. Durante anos, minha alimentação foi comida pesada, muita carne e doce. Agora, tento me controlar e estou aprendendo a comer. Seminários como esse nos ajudam a lembrar de que temos que mudar nossos hábitos para ter qualidade de vida. O Buffet Saudável me surpreendeu porque vemos na prática como deve ser a nossa mesa”, afirmou.

A regional do Guará conta com nutricionistas em todas as unidades. No hospital (HRGU), todos os dias o NND cuida, em média, de 120 pacientes. Os pacientes de alta hospitalar que possuem algum problema alimentar ou alguma deficiência, já saem com orientação dietética e depois são acompanhados nos centros de saúde. Além disso, possui um trabalho educativo permanente, com a realização de palestras mensais de sensibilização. O cidadão que precisar de orientação nutricional pode procurar qualquer centro de saúde que receberá as informações necessárias.

Érika Bragança