Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/01/16 às 19h22 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

20 de janeiro: Dia do farmacêutico!

COMPARTILHAR

Secretaria de Saúde tem 584 profissionais atuando na área

BRASÍLIA (20/1/15) – Há exatos 100 anos, o dia 20 de janeiro é reservado para homenagear os farmacêuticos. Muito além de supervisionar a compra de medicamentos em farmácias, a atuação deste profissional pode atingir cerca de 60 atividades em áreas como hospitais, laboratórios e indústrias farmacêuticas, alimentícias e cosméticas.

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com 584 farmacêuticos, sendo 260 bioquímicos e 234 de farmácias. Eles atuam na Farmácia Central, nas farmácias das unidades hospitalares e também em laboratórios. No ano passado, uma portaria publicada pela pasta deu, ainda, novas funções a estes profissionais, ao criar o Serviço de Farmácia Clínica na rede pública do DF.

“Estamos na fase de capacitação dos profissionais e implementação do serviço. Quando estiver finalizado, teremos farmacêuticos exclusivos trabalhando em equipes multidisciplinares, à beira leito e fazendo o controle para o uso racional de medicamentos”, destaca a gerente de Assistência Farmacêutica especializada da secretaria, Júlia Dantas, ressaltando ainda que, até então, farmacêuticos trabalhavam apenas nas farmácias e agora estarão dentro das unidades hospitalares.

De acordo com a portaria, a promoção do uso racional de medicamentos será feita por meio da análise da prescrição de medicamentos; do monitoramento da administração de medicamentos pela equipe de Enfermagem; e do acompanhamento farmacoterapêutico e intervenções farmacêuticas quando necessária.

Os serviços serão implantados nos Núcleos e na Gerência de Farmácia Hospitalar, nas Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento e nos demais serviços de saúde que demandarem a atuação do farmacêutico clínico.