Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/19 às 13h39 - Atualizado em 23/05/19 às 13h40

Saúde e Anvisa discutem controle de infecção e segurança do paciente

 

Na ocasião, celebraram os 20 anos de existência da agência

 

A segurança do paciente e o controle de infecção foram temas do evento promovido, nesta quinta-feira (23), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ocasião em que foram celebrados os 20 anos de fundação do órgão. No evento, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, participou da mesa de abertura e destacou a importância da agência para o país.

 

Como representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) junto à Anvisa, o titular da pasta no DF pontuou a importância do trabalho em conjunto com a agência, para garantir o sucesso no atendimento aos usuários da rede pública.

 

“O trabalho da Anvisa é fundamental nas investigações e fiscalizações, para que o paciente tenha garantia de que realmente está recebendo um tratamento adequado”, frisou Okumoto.

 

No discurso, o diretor da Quarta Diretoria da Anvisa, Fernando Mendes, lembrou dos desafios da agência ao longo dos 20 anos de existência, e destacou o suporte dos servidores para consolidar o trabalho do órgão ao longo de duas décadas. “Hoje posso dizer, com tranquilidade, que coordenamos com presteza o controle e a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde”.

 

PRÁTICAS – Ações implementadas pela Anvisa e o Ministério da Saúde, no que tange ao controle de infecções, por exemplo, serviram de parâmetro para o DF implementar melhores práticas nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Um exemplo foi a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Gama (HRG), que reduziu três importantes indicadores de infecção hospitalar nos pacientes. A primeira, de pneumonia por ventilação mecânica, diminui 17,2%. A segunda, de corrente sanguínea, caiu 24,5%. E, por fim, a de trato urinário, que foi zerada na unidade.

 

“Os hospitais públicos do Distrito Federal estão trabalhando muito na questão do controle da infecção hospitalar, o que possibilita dar uma garantia maior, não só a toda a população, mas também aos próprios servidores dos nossos hospitais, que desenvolvem um trabalho fantástico para toda a população do DF”, ressaltou o secretário.

 

PROGRAMAÇÃO – Após a abertura, foram ministradas palestras relacionadas a prevenção e controle de infecções. Na programação, há premiação do melhor vídeo do concurso da Anvisa #euprevinoinfecção e também dos hospitais do Distrito Federal com os melhores índices de conformidade nas inspeções e melhor adesão às notificações de eventos adversos pelo Sistema Notivisa.

 

No evento, ocorreu ainda o lançamento das publicações da Gerência de Riscos em Serviços de Saúde do Distrito Federal. Todos os núcleos de infecção e segurança do paciente da rede pública de saúde do DF foram convidados a participar da celebração.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde


Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF