Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/19 às 13h57 - Atualizado em 5/08/19 às 13h57

5 de agosto é o Dia Nacional da Vigilância Sanitária

A data foi instituída por uma lei federal em 2015

 

O Dia Nacional da Vigilância Sanitária é comemorado em 5 de agosto, data instituída pela Lei nº 13.098, de 27/1/2015, coincidente com o dia do nascimento de Oswaldo Cruz, um respeitável nome na história da vigilância sanitária do Brasil.

 

A Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Visa/DF) coordena as ações nesta área, no DF, promove estratégias e ações de educação e fiscalização com a finalidade de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população. Intervem nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente da população, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

 

“A Vigilância Sanitária tem a missão de proteger a saúde da população, desenvolvendo ações normativas, educativas e de fiscalização para eliminar ou reduzir riscos à saúde da população”, ressalta o diretor de Vigilância Sanitária Manoel Silva Neto.

 

A Visa atua no controle sanitário de medicamentos, alimentos, água envasada, bebidas energéticas e preparado liquido aromatizado, resíduos em saúde, agrotóxicos, cosméticos, saneantes, produtos de higiene e perfumes, equipamentos, produtos hemoterápicos, imunobiológicos, sangue e hemoderivados, cigarros, propaganda de produtos que geram risco sanitário, produtos que envolvem risco à saúde, obtidos por engenharia genética.

 

Exerce, ainda, o controle sanitário nos serviços relacionados à saúde, tais como hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios, bem como em instituições de longa permanência para idosos, salões de beleza e estabelecimentos de estética, tatuagens, e tudo mais que esteja relacionado, direta ou indiretamente com a saúde da população.

 

A Visa dispõe de núcleos de inspeção descentralizados, cobrindo todas as regiões administrativas do DF.

 

Carolina Pedroza, da Agência Saúde