Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/07/15 às 18h55 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Aberta 9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal

Evento reúne gestores, trabalhadores e usuários para escolher propostas de melhoria do SUS

Brasília – A 9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal foi declarada aberta na manhã desta segunda-feira (20), pelo secretário de Saúde do Distrito Federal, João Batista, em solenidade no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, o evento, que termina nesta terça-feira (21), tem a participação de gestores, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nesta 9ª Conferência de Saúde não nos cansaremos de repetir que o Sistema Único de Saúde precisa dar certo no Distrito Federal “, destacou o presidente da Conferência e secretário de Saúde, João Batista.

Ao lado do secretário na mesa de abertura, o coordenador geral da Conferência e presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Helvécio Ferreira, considerou a solenidade uma oportunidade para debater políticas essenciais para oferecer assistência à saúde de qualidade. “O conteúdo desta conferência é um marco regulador de qualidade para o SUS e espero que seja um farol para o efetivo exercício desse sistema na capital federal que reflita em todo o país”, afirmou.

Durante a conferência, serão votadas 414 propostas, elaboradas para aperfeiçoar o SUS no DF. Desse total, 35 serão escolhidas para serem apresentadas na 15ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para dezembro de 2015, em Brasília.

“Esse é um grande momento para que a população do Distrito Federal possa dar a sua opinião e aprovar propostas feitas por quem usa o SUS, tanto para melhorar as condições de trabalho dos servidores, quanto dos pacientes “, destacou o presidente do Conselho de Saúde de Samambaia e representante dos Usuários, Joel Santos.

CONFERÊNCIA – Estão presentes 332 delegados que representam os segmentos usuários, trabalhadores e gestores, que foram eleitos em plenárias locais realizadas, desde março deste ano, em sete macrorregiões do Distrito Federal.

A 9ª Conferência de Saúde do DF é convocada pelo Decreto nº. 36.429, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal. O objetivo é fortalecer a participação e controle social no SUS, com ampla representatividade da sociedade.

SERVIÇO:
9ª Conferência de Saúde no DF
Data: 20 e 21 de julho
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães