Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/03/18 às 18h48 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Aberta licitação para construir UBS no Parque do Riacho

COMPARTILHAR

Obra integra pacote com 14 unidades 

BRASÍLIA (14/3/18) – Mais uma licitação foi aberta para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Distrito Federal. Desta vez, serão beneficiados moradores do Parque do Riacho, onde será erguida uma estrutura para acolher sete equipes, que terão capacidade de atender até 26 mil pessoas.

“A edificação faz parte de uma série de 14 estruturas que estão em obras, em licitação, ou prestes a serem entregues para a população em diversas regiões administrativas, o que permitirá ampliar a cobertura de equipes Estratégia Saúde da Família (ESF)”, disse a subsecretária de Infraestrutura e Serviço da Secretaria de Saúde (Sinfra), Liliane Menegotto.

No próximo mês, a expectativa é de que sejam entregues as UBS de Sol Nascente e Pôr do Sol, em Ceilândia, cada uma com capacidade para abrigar sete equipes ESF. Elas foram licitadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), e cada uma teve o custo de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

Para junho está prevista a entrega da unidade da Fercal, construída por intermédio de Termo de Ajustamento de Conduta por uma indústria de cimento para compensação ambiental. No local, podem ser instaladas até três equipes que atenderão moradores da área rural.

Mais cinco unidades serão licitadas até maio deste ano para aumentar a cobertura de atendimento no Paranoá Parque; Vale do Amanhecer, em Planaltina; Jardins Mangueiral, em São Sebastião, além de Vila Rabelo e Buritizinho, em Sobradinho II.

O pacote de obras inclui as reformas das unidades de Tabatinga e da Taquara, áreas rurais de Planaltina, que devem ficar prontas em abril.

Em janeiro deste ano entrou em funcionamento a UBS 12 de Samambaia. A unidade, que recebeu o investimento de R$ 2,6 milhões, funciona com horário ampliado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e, aos sábados, das 7h às 12h.

MODELO – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal passou a adotar a Estratégia Saúde da Família como modelo exclusivo de atendimento nas UBSs. As equipes são formadas por médicos da família, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Cada uma é responsável por atender um grupo de até 3,5 mil moradores.

O modelo ESF permite que a população tenha acesso facilitado aos serviços de saúde perto de casa, inclusive, sem agenda marcada, com horário ampliado de segunda a sexta-feira, e aos sábados pela manhã. A idéia é desafogar os prontos-socorros dos hospitais, que devem ficar responsáveis apenas pelos casos complexos.

PARQUE DO RIACHO – O aviso de licitação para as obras da Unidade Básica de Saúde no Parque do Riacho – Quadra QS 9 Conjunto 1 Lote 1, Riacho Fundo II – foi publicado quarta-feira (14), no Diário Oficial do Distrito Federal.

O credenciamento das empresas interessadas será feito no dia 5 de abril, das 9h45 às 10h15. Já o recebimento das propostas será às 10h15 de 28 de abril.

O edital – Aviso de Licitação Concorrência Nº 7/2018 – poderá ser retirado no endereço www.codhab.df.gov.br. Além disso, informações referentes ao certame poderão ser obtidas pelo telefone: (61) 3214 1830.

A) UBS ENTREGUE:
1) UBS 12 de Samambaia

B) UBS PRESTES A SEREM ENTREGUES:
1) Sol Nascente, em Ceilândia – previsão de entrega em abril de 2018
2) Pôr do Sol, em Ceilândia – previsão de entrega em abril de 2018
3) Fercal – previsão de entrega em junho de 2018

C) OBRAS PRESTES A COMEÇAR:
1) Planaltina – início previsto para março de 2018
2) Samambaia – início previsto para março de 2018
3) Recanto das Emas – início previsto para abril de 2018
4) Ceilândia – início previsto para abril de 2018

D) LICITAÇÃO ABERTA:
1) UBS do Parque do Riacho

E) LICITAÇÕES PREVISTAS ATÉ MAIO DESTE ANO
1) Paranoá Parque
2) Vale do Amanhecer, em Planaltina
3) Vila Rabelo, em Sobradinho II
4) Buritizinho, em Sobradinho II
5) Jardins Mangueiral, em São Sebastião

F) REFORMAS:
1) Tabatinga, em Planaltina – conclusão prevista para abril
2) Taquara, em Planaltina – conclusão prevista para abril