Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/20 às 21h54 - Atualizado em 28/05/20 às 22h52

Abrigados no alojamento de Ceilândia testam negativo para coronavírus

142 testes rápidos foram aplicados em pessoas em situação de rua

 

DA AGÊNCIA SAÚDE*

 

Em mais uma ação de testagem para Covid-19 realizada em pessoas em situação de rua, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, testou 142 abrigados no Alojamento Provisório de Ceilândia, montado no Estádio Maria de Lourdes Abadia (Abadião). Os testes foram realizados pela equipe do Consultório de Rua, na tarde desta quinta-feira (28) e, em todos os exames, o resultado foi negativo para a doença. Os trabalhadores do local também foram testados.
“Quando essas pessoas chegam aqui já é feita uma aferição prévia de temperatura e possíveis sintomas. Porém, precisamos seguir o monitoramento para assegurar a saúde e o cuidado com esse público, como também com a equipe de trabalho”, enfatizou a chefe de gabinete da Sedes, Elayne Rangel, que fez questão de acompanhar a ação.
Junto ao teste rápido, os alojados preenchem um questionário sobre o seu estado de saúde, principalmente para identificar doenças crônicas. O profissional desempregado de serviços gerais Geraldo Marques* ficou aliviado ao receber resultado negativo para o novo coronavírus. “Eu estou aqui há nove dias, após cinco meses na rua. Confesso que estava muito esperando por esse exame, pois esse tal desse coronavírus me preocupa demais”, afirmou o baiano de 42 anos.
Satisfeito com o acolhimento no Abadião, ele faz planos para quando sair. “Espero que tudo passe logo para eu poder ir atrás de um emprego”, disse, e logo explicou: “eu não mexo com drogas e nem com álcool, não que essas pessoas não precisem de atenção. Acho, inclusive, que precisam de ainda mais atenção. Mas, comigo, aconteceu que o desemprego me levou para as ruas”.
A vigilância com a saúde dos abrigados segue frequente. Caso alguma pessoa apresente sintoma gripal, ela é conduzida para um espeço de isolamento afastado dos outros para cumprir a quarentena, como recomendado pelos protocolos da Saúde.
AUTÓDROMO – Há exatamente um mês, em 28 de abril, a ação ocorreu no Alojamento Provisório do Autódromo, no Plano Piloto. Na oportunidade, a Secretaria de Saúde realizou a testagem rápida para Covid-19 em 196 pessoas em situação de rua que estavam abrigadas no local. Além deles, também foram testados aqueles que trabalham diariamente no local e alguns servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, totalizando 278 testagens. Todos os resultados deram negativos para a doença.
*Com informações da Sedes