Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/05/14 às 20h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Ação em Samambaia conscientiza sobre higiene das mãos

COMPARTILHAR

Métodos simples combatem microorganismos

 

“Se não atuarmos hoje não haverá cura amanhã”. Foi com essa mensagem, tema da Campanha Mundial de Higienização das Mãos deste ano, que o Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NCIH) do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), promoveu, nesta quarta-feira (7), ação direcionada aos profissionais de saúde, destacando o papel da higiene das mãos no combate aos microorganismos multirresistentes.

O evento contou com exposição de vídeos, oficinas e diversas dinâmicas, com o intuito de sensibilizar os técnicos sobre a fundamental importância desse procedimento para a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde.

“Essas ações de incentivo à higiene de mãos são importantes para a conscientização dos profissionais de saúde que atuam na prestação de cuidados, com a finalidade de proteger os pacientes, reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e garantir uma assistência segura”, enfatizou a chefe do NCIH do HRSam, Flávia Ferreira Amorim.

Para a coordenadora Geral de Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo, essas atividades são fundamentais para evitar o risco de infecções. “A lavagem das mãos tem como principal objetivo a remoção da maior quantidade de microorganismos, de pêlos, de células descamativas, de suor, de sujidade e de oleosidade, diminuindo, desta forma, o risco de infecções. Por isso, todo ano, nesta data, reforçamos junto aos nossos trabalhadores a importância desse gesto aparentemente simples”, destacou.

Por Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF