Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/13 às 19h03 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Ações da Política de Saúde do Trabalhador começarão pela Fercal

COMPARTILHAR

Técnicos avaliarão riscos enfrentados pelos trabalhadores


Trabalhadores da região da Fercal, a dez quilômetros de Sobradinho, serão os primeiros beneficiados pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde e Universidade de Brasília – UnB. A escolha foi feita em reunião com a participação de representantes de todos os órgãos, no auditório do Hospital Universitário de Brasília.

O projeto, em âmbito distrital, elegeu primeiramente os trabalhadores da Fercal e moradores da região que ficam em constante contato com o calcário proveniente da fábrica de cimento, um pó químico que pode acarretar doenças respiratória e câncer.

O objetivo inicial é realizar um mapeamento dos agravos sócio-econômicos da cidade, com apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Coordenação de Atenção Básica à Saúde da Regional Norte (que inclui Sobradinho, Planaltina, Varjão e Itapoã), Coordenação da Regional de Sobradinho, Universidade de Brasília (UnB) e Coordenação de Atenção à Saúde da SES/DF.

“O nosso projeto piloto é a Fercal, mas pretendemos atender toda a população do DF. Precisamos verificar a situação do trabalhador para atuar em prol da sua saúde, inspecionar, fiscalizar e dar o apoio na assistência básica”, explica Elienai de Alencar, diretora do Cerest.

Etapas do projeto
Inicialmente, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipes interdisciplinares da SES/DF, pesquisadores da UnB e especialistas do Ministério da Saúde farão visitas ao local escolhido para verificar os riscos à saúde enfrentados pelos trabalhadores da região.

Profissionais como médicos e enfermeiros deverão notificar as situações de riscos à saúde do trabalhador no ambiente de trabalho e apoiarão eventuais doenças adquiridas por meio de atividades laborais.

A iniciativa coloca em prática a 'Política Nacional de Saúde do Trabalhador' do Ministério da Saúde, que busca trabalhar, em conjunto com governos estaduais e municipais, ações de cuidados à saúde, como a melhora do ambiente de trabalho e a prevenção de doenças.

Alessandra Franco