Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/12/15 às 13h59 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Ações de combate ao Aedes aegypti continuam em Planaltina na próxima semana

Força-tarefa atuará nos bairros da Estância Mestre D'Armas

BRASÍLIA (31/12/15) – O DF continua a intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus. Desde o dia 14 deste mês o governo está atuando com uma força-tarefa, composta pelos agentes de vigilância ambiental, da Secretaria de Saúde do DF, por 120 militares do Exército, 50 da Marinha, 100 bombeiros, 30 agentes da Defesa Civil, 67 servidores da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), além de servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Na próxima semana, esta força-tarefa estará nos bairros Estância Mestre D'Armas, em Planaltina. Desde o dia 21 de dezembro, os profissionais já passaram pelos bairros Vale do Amanhecer, Vila Buritis, Jardim Roriz e Mansões Itiquira, considerados áreas de risco da cidade. Na primeira semana da operação, Novacap e SLU já retiraram mais de 4 mil toneladas de lixo e entulho na região.

“Além de conscientizar a comunidade, o plano de ação tem o objetivo de combater focos do mosquito e, consequentemente, reduzir o número de casos de dengue, febre chikungunya e zika vírus”, afirmou a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Planaltina, Marinalva Teles.

Planaltina é a região administrativa com o maior registro de casos de dengue no Distrito Federal. Foram 2.185 incidências desde o início do ano até 21 de dezembro — uma redução de 8,2% em relação a 2014, quando houve 2.381 registros.

Quem quiser informar os focos do mosquito na região deve entrar em contato com o Núcleo de Vigilância Ambiental de Planaltina, no telefone 3388-3909. O morador que não tiver em casa no momento em que os profissionais tiverem passado, pode também ligar na vigilância para informar em qual outro horário a equipe poderá realizar a visita.