Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/01/13 às 17h01 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Adolescentro treina servidores do novo Caps Álcool e Drogas

COMPARTILHAR

O Adolescentro iniciou nessa terça-feira (29) o treinamento de servidores que irão atender usuários de álcool e drogas no novo Centro de Atenção Psico Social –Caps/AD, na 714 Norte. O curso é dividido em duas etapas. A primeira em janeiro, nos dias 29 e 30 e a segunda, em fevereiro, dias 5 e 6.

Serão treinados os 70 servidores lotados no CAps e 30 convidados entre servidores da Secretaria da Criança, Atenção Primária e Unidades de Internação. A programação inclui palestras, oficinas e discussões de casos clínicos. O evento contará também com a presença do psiquiatra Leonardo Moreira, especialista em dependência química.

Em 2012, o Adolescentro fez 33 mil atendimentos, dentre eles casos de transtornos mentais leves, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e dependência química. O novo Caps/AD, que será inaugurado em fevereiro, pretende concentrar e ampliar o atendimento já feito pelo Adolescentro.

Além da crescente demanda, o treinamento mostra-se necessário devido à dificuldade em fazer com que os adolescentes iniciem o tratamento. “O universo do adolescente é muito específico, por causa do seu jeito de se comunicar e de se relacionar. É preciso que o profissional esteja preparado para motivar o adolescente a aderir ao tratamento, pois, na maioria das vezes, eles não enxergam os prejuízos do uso dessas substâncias”, relata a gerente do Adolescentro, Michelle Andreza Falcão Rodrigues.

Ana Luiza