Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/14 às 19h40 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Aleitamento Materno foi tema de evento no Taguaparque

COMPARTILHAR

Atividades físicas, oficinas e apresentações artísticas 

No sábado (24) foi a vez da Regional de Taguatinga participar da Semana Distrital de Doação de Leite Materno. O Banco de Leite Humano (BLH) do HRT promoveu atividades e oficinas com o objetivo de divulgar, conscientizar e estimular doações de leite humano. O evento aconteceu no Taguaparque, no Pistão Norte.

A Secretaria de Saúde (SES/DF) vem cumprindo o cronograma da Semana Distrital de Doação de Leite Materno por meio de campanhas realizadas em 10 regionais de saúde que têm o BLH.

Durante o evento, os participantes realizaram atividades como Shantalla, oficina para alimentação saudável, apresentações artísticas, ginástica e orientações para as mães. “Vamos orientar as mulheres sobre como fazer para doar o leite materno e como é o procedimento. Depois que ela preencher o cadastro, vai receber um kit para coleta”, explicou Miriam Santos, coordenadora do BLH e de Aleitamento Materno da SES/DF.

O kit é composto por máscara, gorro e um vidro. A mãe fez o procedimento seguindo as orientações dos profissionais da SES durante a Semana Distrital de Doação de Leite Materno. “A doadora realizou toda a ação em um ambiente tranquilo e limpo. Depois entra em contato com o Banco de Leite para que possam buscar a doação”, completou Miriam.

A Semana termina na próxima segunda-feira (26), no Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital de Samambaia (HRS), pela manhã, e no BLH do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), no período da tarde.

A SES/DF coordena 10 BLH da rede, dois federais (HUB e HFA) e três postos de coleta que, juntos, conseguiram coletar, só no ano passado, 17,4 mil litros de leite humano para alimentar 11 mil bebês prematuros e de baixo peso.

Saiba como doar leite:

Disque-Saúde, telefone 160 opção 4.

Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF