Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/03/16 às 11h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Alunos da Asa Norte aprendem a lidar com Aedes Aegypti por meio da diversão

COMPARTILHAR

Equipes da vigilância ambiental se apresentam há mais de 20 anos em escolas públicas e particulares

BRASILIA (30/03/2016) – “Aedes Aegypti se eu te pego, ai, ai, se eu te pego”. Foi com essa paródia da música do Michel Teló e muitas outras atividades que a equipe da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) prendeu a atenção de 174 crianças – divididas em dois turnos – de 4 e 5 anos, nesta terça-feira (29), em apresentação na Escola Classe da 304 Norte. O tema abordado foram as doenças causadas pelo mosquito, muito bem representado pelos personagens Liliquinha e Lelequinha.

Este trabalho, feito há mais de 20 anos pelo grupo – composto por nove pessoas – aborda também outros tipos de vetores, como a leishmaniose, leptospirose, controle da água dentre outros. “Nos apresentamos para crianças maiores e usamos como personagem principal um super-herói, que luta para combater as endemias”, relatou a agente da Dival, Karina Raquel Veras. Segundo ela, as demandas vêm de escolas públicas e particulares e de órgãos em geral.

A agente disse que a aceitação do público infantil sempre é muito positiva. “A criança é muito verdadeira. Depois de assistir à peça, ela aprende muito rápido e cobra dos  pais que comecem a tomar as atitudes corretas dentro de casa. Ela fiscaliza”. Karina disse ainda que o momento mais interessante é retornar a uma escola e a criança que já assistiu à peça anterior vir conversar com alguém da equipe e dizer o que mudou no comportamento dentro de casa.

“As crianças são as grandes disseminadoras de informações”, ressaltou a diretora da instituição, Renice Suman, impressionada com a concentração dos pequenos durante a apresentação. De acordo com ela, desde o ano passado, este tema é tratado em sala de aula e é interessante materializar o conteúdo com a peça teatral. “Todos os alunos ficaram empolgados e nossa intenção é trazer o mesmo grupo com outros temas”, finalizou.

Confira as fotos aqui: