Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/13 às 20h55 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Alunos da ESCS participam de ambulatório prático no Guará

Alunos do segundo ano de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) participaram esta semana do atendimento realizado no ambulatório de Homeopatia Infantil no Hospital Regional do Guará. Os estudantes conheceram na prática as rotinas e procedimentos da consulta.

Além da atividade em consultório, os alunos também tiveram aulas teóricas durante uma semana com os profissionais médicos atuantes na Secretaria de Saúde. Ana Crystina Carvalho, médica pediátrica homeopata, é a tutora e não escondeu a satisfação de participar e contribuir para a vida acadêmica e profissional dos alunos. “Estou feliz de poder colaborar com os meus anos de experiência e conhecimento na homeopatia. É muito bom saber que tem alunos interessados nessa área e que mesmo, se escolherem outra área para especialização, lembrarão do que vivenciaram aqui”, afirmou.

O desconhecimento da área e a curiosidade fizeram com que Jorge Henrique Aires escolhesse a matéria. “Além de não conhecer, os relatos de pessoas que melhoraram com a homeopatia despertaram meu interesse. A aula teórica inicial foi muito importante e o contato com o ambulatório foi essencial para complementar. Só assim foi possível perceber, por exemplo, que a consulta é bem diferente da alopatia (medicina tradicional). Ela é bem demorada porque você tem que conhecer todo o histórico do paciente e não apenas o pontual que o levou ali. Fiquei impressionado com os relatos dos pacientes daqui do consultório”, assegurou.

Em 2006 a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi incluída oficialmente pelo Ministério da Saúde no SUS. No DF a especialidade é oferecida pela SES desde 2002, quando foi realizado concurso específico para a área. Hoje, os médicos da SES/DF são concursados na especialidade, não podendo, portanto, serem encaminhados para outras áreas.

Por Érika Bragança, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226